Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Outubro de 2025


Rural Quarta-feira, 04 de Junho de 2008, 07:31 - A | A

Quarta-feira, 04 de Junho de 2008, 07h:31 - A | A

Vacinação contra aftosa segue até dia 15 junho no Pantanal

Da Redação

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) prevê vacinar 11,5 milhões de bovinos e bubalinos, em todo o Estado, durante a campanha contra a febre aftosa, iniciada no dia 1º deste mês.

A campanha segue acabou no dia 31 de maio no planalto, onde foram vacinados animais com até 24 meses. Já no pantanal, onde todo o rebanho de mamando a caducando deve ser imunizado, a vacinação segue até 15 de junho.

Na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV), o período de vacinação será de 1º a 30 de junho, ao mesmo tempo da campanha no Paraguai. Na região, todo o rebanho de bovinos e bubalinos também deverá ser vacinado.

“Na ZAV, a vacinação será oficial com o acompanhamento direto da Iagro. Além disso, todas as vacinas serão doadas pelo órgão em parceria com o Ministério da Agricultura, sem custos para o produtor”, informa o diretor-presidente da Agência Roberto Bacha.

Ele acrescenta que os procedimentos para a imunização serão iguais aos adotados na campanha de fevereiro. “Os produtores dessa região deverão agendar a aplicação da vacina junto aos fiscais da Iagro”, explica Bacha.

A previsão é que 800 mil animais sejam imunizados na ZAV, que compreende uma faixa de aproximadamente 15 quilômetros de largura, a partir da linha de fronteira com o Paraguai, que se estende pelos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

Após o encerramento da campanha, os produtores terão 15 dias para fazer o registro da vacina junto às unidades da Iagro.

“A Iagro já está acompanhando a vacinação na periferia, em aldeias e assentamentos da área do planalto e também onde existe a necessidade da agulha oficial”, conclui Roberto Bacha.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS