Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 29 de Julho de 2020, 15:42 - A | A

Quarta-feira, 29 de Julho de 2020, 15h:42 - A | A

Agronegócio

Suinocultura de MS dá um salto de produção em 2020, diz associação

Segundo produtores, total de abates no Estado cresceu mais do que a média nacional

Hélder Rafael
Capital News

Divulgação/Asumas

Governo visa moldar modelo de suinocultura em MS

 

Para a Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas), 2020 é o ano da suinocultura no Estado. Segundo dados da entidade, Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a maio de 2020 foram abatidos 828,3 mil animais, resultado 5,71% superior ao mesmo período de 2019. 

 

Nacionalmente os suinocultores abateram 16,24 milhões de suínos nos primeiros cinco meses do ano, 0,20% superior à mesma fração de tempo de 2019. Mato Grosso do Sul representa 4,3% da produção nacional de suínos (atrás de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo).

 

“A suinocultura no nosso estado está em crescimento acelerado, essa expansão começou há dois anos e, mesmo com a pandemia, segue ocorrendo. Está a caminho um crescimento bem expressivo, este ano já somamos mais de R$ 120 milhões aplicados somente em granjas”, relata o presidente da Asumas, Alessandro Boigues.

 

Ao falar da importância estratégica da suinocultura na política de desenvolvimento econômico do Governo do Estado, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, traz dados sobre o registro da expansão da atividade acima da média brasileira nos últimos anos, destacando um crescimento de 54,3% na produção de 2014 a 2020 (No mesmo período a evolução no Brasil foi de 29,2%).

 

“A suinocultura sul-mato-grossense deu um salto significativo graças à integração entre o Governo do Estado e o setor, por meio da Câmara Setorial da Suinocultura. Hoje ela está totalmente inserida na nossa política de encadeamento produtivo, conta com um sistema de licenciamento ambiental moderno, regulado, eficiente e claro para os produtores, que tem permitido a ampliação de granjas de forma sustentável”, disse Jaime Verruck.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS