Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Agosto de 2025



Rural Segunda-feira, 07 de Maio de 2012, 19:00 - A | A

Segunda-feira, 07 de Maio de 2012, 19h:00 - A | A

Senado debate monopólio da atividade frigorífica

Paulo Fernandes - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, Delcídio do Amaral (PT) anunciou que convocará uma audiência pública conjunta com a Comissão de Agricultura para discutir a concentração das atividades de abate e comercialização de bovinos no Brasil.

A audiência atende pedido do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia. Eles reuniram-se nesta segunda-feira (7), em Campo Grande.

“Os produtores estão muito preocupados com a possibilidade de estar se criando no Brasil um monopólio no ramo dos frigoríficos”, disse o presidente da Acrissul. “Em função das últimas aquisições noticiadas pela imprensa, apenas dois grupos concentram hoje 70 % do mercado sul-mato-grossense. O mesmo quadro se repete em Mato Grosso, Goiás e em outros estados”.

Segundo o produtor, o monopólio é perigoso para o país porque esses grandes grupos, por operarem praticamente sozinhos, começam a ditar o preço da carne, prejudicando produtor e o consumidor final.

“Muitos frigoríficos de pequeno e médio porte que operavam em diferentes regiões do nosso estado foram comprados por esses grandes grupos e simplesmente fechados. Isso está levando milhares de trabalhadores ao desemprego”, afirmou o presidente da Acrissul.

“Vamos convidar ao debate os donos de frigoríficos, dirigentes de entidades que congregam produtores nos estados do Centro-Oeste, técnicos dos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Agricultura, além de representantes do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)“, explicou o senador.

Delcídio também participará do ato público que a Acrissul promoverá no dia 14 de maio, às 19h30, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, reunindo produtores e parlamentares na defesa dos interesses do agronegócio brasileiro. (Com informações da assessoria de imprensa do senador Delcídio do Amaral)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS