Foi registrado na noite desta sexta-feira (23) um novo caso suspeito de gripe aviária em Jardim, cidade a 239 km de Campo Grande. A notificação consta no painel de monitoramento de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, mantido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Este é o segundo caso suspeito da doença em Mato Grosso do Sul em 2025. O primeiro segue sob investigação em Angélica, a 270 km da capital. Ambos envolvem aves domésticas. De acordo com Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro, o aumento de notificações era esperado após a confirmação recente da doença no Rio Grande do Sul.
Até hoje, o estado teve apenas um caso confirmado de gripe aviária, registrado em 2023 no município de Bonito. Desde então, 50 suspeitas em 27 cidades sul-mato-grossenses foram investigadas e descartadas pelas autoridades sanitárias.
Além dos casos em MS, outros 14 estão sendo apurados em estados como Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Ceará, Pará, Tocantins e Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura segue em alerta, monitorando possíveis focos da doença no país.