Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 17 de Março de 2020, 15:13 - A | A

Terça-feira, 17 de Março de 2020, 15h:13 - A | A

Agronegócio

Programa pretende aumentar renda no campo em MS

A metodologia vai oferecer assistência técnica e gerencial com foco na recuperação ambiental produtiva do Bioma Cerrado

Flávio Veras
Capital News

Famasul/Divulgação

A metodologia vai oferecer assistência técnica e gerencial com foco na recuperação ambiental produtiva do Bioma Cerrado

 

A partir deste ano, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul podem ampliar ainda mais a sustentabilidade de suas áreas por meio do novo programa do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Paisagens Rurais. Segundo a entidade, a metodologia vai oferecer assistência técnica e gerencial com foco na recuperação ambiental produtiva do Bioma Cerrado.

 

Conforme o Senar, o Paisagens Rurais tem como objetivo difundir práticas de manejo, conservação e recuperação de áreas degradadas, bem como estruturar o planejamento do uso da terra de forma conciliada com a produção agrícola e a conservação da biodiversidade local. A meta é atender de 200 a 400 produtores rurais do estado.

 

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, destaca que o programa vem como uma ferramenta para auxiliar o produtor a se manter dentro da legislação ambiental. “O programa traz informações técnicas para orientá-lo desde o planejamento até a execução do projeto de recuperação das áreas. Será um apoio muito grande nas ações de Assistência Técnica e Gerencial com essa característica de sustentabilidade e produtividade”, explicou.

 

Os resultados esperados são, além do aumento do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e PRA (Programa de Regularização Ambiental) das bacias prioritárias de atendimento, uma maior produtividade com sustentabilidade. “Teremos maior cobertura vegetal das propriedades, monitoramento mais intenso das áreas do Cerrado, redução nas emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, melhoria da biodiversidade e da geração de renda”, informou o analista técnico do Senar/MS, Fabiano Pessatti.

 

O cenário previsto é que haja uma transformação das paisagens rurais, não limitando o planejamento estratégico somente na atividade produtiva, mas também com um olhar complementar nos recursos naturais existentes na propriedade, planejamento de ações e adequações tecnológicas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS