Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021, 16:12 - A | A

Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021, 16h:12 - A | A

Novidade

Programa de carne sustentável e orgânica do Pantanal é apresentada a pecuaristas

Incentivo financeiro equivalente a 67% do ICMS aos pecuaristas da região

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Programa de carne sustentável e orgânica do Pantanal é apresentada a pecuaristas

Reunião foi nesta sexta-feira

Com um incentivo financeiro equivalente a 67% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) aos pecuaristas da região do Pantanal que se dedicam à produção de carne orgânica. E já na carne sustentável o incentivo financeiro é de até 50% do valor do imposto por animal, com média de R$ 105,63 em 2021. Para divulgar as condições do programa, a ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável) e a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), realizaram na noite de sexta-feira (22) no Sindicato Rural de Campo Grande, um evento para apresentação e debate.

 

O Programa Carne Sustentável e Orgânica do Pantanal (lançado em 2018) foi muito bem recebido pelos produtores e o sucesso do programa e o aumento da demanda pela carne sustentável e orgânica influenciaram o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul a traçar estratégias de divulgação a fim de atrair mais produtores através, principalmente, do subsidio a certificação das propriedades, conforme a Semagro.

 

Entre os objetivos do Programa, está o fomento da competitividade e incentivo a pecuária bovina de baixo impacto ambiental no Pantanal, estimulando a produção baseada no modelo tradicional, com baixo nível de intervenção nos recursos naturais existentes naquela região, e utilizando-se de escopos tecnológicos, para linhas de produtos característicos e diferenciados, com maior agregação de valor e devidamente certificados, por empresas independentes, acreditadas pelo INMETRO.

 

Para participar do Programa o pecuarista deve se inscrever junto ao Governo do Estado de MS, na sequência receberá a visita de uma certificadora para avaliação do sistema de produção, as documentações deverão estar em dia, juntamente com o CAR (Cadastro Ambiental Rural). O pecuarista então validado pela Semagro, Sefaz e Iagro, passa e emitir a GTA (Guia de Transporte Animal), para envio dos animais à indústria frigorífica, que pagará benefícios diretamente ao produtor.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS