Depois dos recordes de produção agrícola em 2008, o Brasil deve apresentar queda nos números da agricultura neste ano. Pesquisa divulgada hoje (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que as lavouras brasileiras irão produzir 137 milhões de toneladas de grãos, 4,9% a menos que em 2008, quando foram registradas 144 milhões de toneladas.
Segundo a Conab, os motivos para redução nos números da agricultura brasileira são o clima desfavorável e a crise financeira internacional, que forçou a restrição no crédito e o encarecimento da produção. As principais culturas (soja, milho e algodão) terão queda de produtividade.
A produção de milho terá queda de 6,3 milhões de toneladas, seguida pela soja, com menos 2,3 milhões de toneladas. Já o algodão apresentará retração de cerca de 860 mil toneladas. Mesmo com queda nos resultados, a área plantada terá aumento de 72,2 mil hectares, chegando a 47,5 milhões de hectares.
No Brasil, a Região Sul foi a mais atingida pelo clima, com estiagem em algumas áreas e excesso de chuvas em outras. De acordo com a Conab, as maiores perdas estão no Paraná, onde a estimativa é de queda de 19% na safra de milho, por exemplo.
O levantamento da Conab indica crescimento das safras de feijão, com 70,6 mil toneladas a mais do que no período anterior – chegando a 3,5 milhões de toneladas – e, principalmente, de trigo, que deve alcançar colheita 47,8% superior à da safra 2007/2008.
Em 2009, a produção brasileira de trigo deve chegar a 6 milhões de toneladas. Apesar da contração do crédito e da queda do preço de algumas commodities, as altas cotações internacionais, os preços aos produtores superiores ao custo de produção e a elevação do preço mínimo de garantia pelo governo motivaram os produtores a investir na cultura, registrando aumento de 6,1% na área plantada do grão.
Estado
Em Mato Grosso do Sul, a redução na produtividade será significativa, com queda de 6,1%. Segundo a Conab, o Estado deverá colher 8,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2008/2009; na safra do ano passado, foram colhidos 8,6 milhões de toneladas. A área de plantio também será reduzida caindo de 2,9 milhões de hectares para 2,8 milhões de hectares.
A produção de milho deve chegar a 3,3 milhões de toneladas, 6,2% menor que na última safra, quando foram colhidas 3,5 milhões de toneladas. A soja terá queda ainda maior, de 7%, com 4,2 milhões de toneladas colhidas na safra 2008/2009. A pesquisa da Conab avaliou as culturas do feijão, algodão, milho, soja, arroz, amendoim, girassol, trigo, aveia, centeio, cevada e triticale. (Com informações da Seprotur)