Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 24 de Junho de 2022, 11:32 - A | A

Sexta-feira, 24 de Junho de 2022, 11h:32 - A | A

Pesca proibida

Pesca e comercialização da piracatinga ficam proibidas por mais um ano

Pesca da espécie está proibida até 2 de julho de 2023

Iury de Oliveira
Capital News

Diogo de Lima Franco/SAP

273dd60a-0c10-453c-b13d-bfce584fb7ef.jpeg

Peixes da espécie piracatinga (Calophysus macropterus)

 

Foi publicada na última quinta-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria SAP/Mapa nº 1.082, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prorrogando a proibição da pesca e comercialização da piracatinga em em todo território nacional até 2 de julho de 2023.  

 

Durante este período, fica proibida a pesca, a retenção a bordo, o transbordo, o desembarque, o armazenamento, o transporte, o beneficiamento e o comércio dessa espécie.

 

A Portaria nº 1.082 altera a Portaria nº 271, de 1º de julho de 2021, e entra em vigor a partir da data de sua publicação.

 

O Mapa, por meio de um grupo de caráter consultivo, o GT Mapa Piracatinga – instituído pela Portaria Mapa nº 421, de 30 de março de 2022 – coordena discussões com o intuito de promover o desenvolvimento de ações relacionadas à sustentabilidade da atividade pesqueira da espécie.  O grupo é constituído por representantes de órgãos, instituições e entidades federais e estaduais relacionadas à biodiversidade amazônica, pesquisa, fiscalização ambiental e à atividade pesqueira, além das categorias de trabalhadores.

 

A atividade de pesca da espécie é caracterizada por ser um dos grandes desafios da gestão pesqueira na bacia Amazônica. As técnicas de pesca utilizadas envolvem o uso de resíduos de animais como isca, o que implica em desenvolver e implementar medidas de gestão eficientes para manutenção da exploração sustentável desta espécie, com respostas positivas para a atividade pesqueira tradicional e diversidade biológica amazônica. 

 

Com a prorrogação da moratória, continuará em avaliação os efeitos para a recuperação das espécies de botos e jacarés utilizados como iscas na técnica de pesca da piracatinga, que também é conhecida como pintadinha, douradinha, piranambu ou urubu-d’água. 

 

Para o secretário de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund, com a renovação da moratória vigente, “a expectativa é termos subsídios técnicos para o ordenamento da pesca da piracatinga”. “Estamos trabalhando em estudos junto à comunidade científica em busca de alternativas para viabilizar a pesca sustentável da piracatinga de forma a garantir o desenvolvimento socioeconômico e cultural da atividade pesqueira na região”, afirmou.

 

A moratória não se aplica para a captura da piracatinga com fins de pesquisa científica, desde que autorizada pelo órgão ambiental competente, e para a pesca de subsistência, limitada a 5 kg da espécie para consumo da família do pescador.

 

O descumprimento da moratória levará a sanções penais e administrativas previstas na Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e no Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, e em legislação complementar. As embarcações, pescadores profissionais ou amadores e indústrias de pesca que desrespeitarem as medidas terão também cancelados cadastros, autorizações, inscrições, licenças, permissões ou registros da atividade pesqueira, após processo transitado em julgado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS