Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008, 09h:56 -
A
|
A
Pecuaristas devem agendar visita da Iagro para vacinação
Conjuntura on line
Os pecuaristas dos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas com fazendas localizadas até 15Km da faixa de fronteira devem ter os rebanhos imunizados de hoje (15) até 15 de março. Para isso é preciso agendar a visita dos profissionais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal).
A campanha que atinge os municípios da ZAV (Zona de Alta Vigilância Sanitária) é direcionada a todas as reses dos rebanhos bovino e bubalino com idade de até 12 meses. A intenção é fazer um reforço para minimizar os riscos de um foco de febre aftosa na região.
Ao contrário das outras imunizações em que a vacina é vendida, nesta campanha a Iagro assistirá o procedimento que será feita com doses doadas. “O governo do estado em parceria com o Ministério da Agricultura vai dar as vacinas aos proprietários e acompanhar o procedimento, por isso é preciso agendar a visita da equipe da Iagro à propriedade no escritório da agência do município do pecuarista”, explicou o diretor-presidente da Iagro, Ricardo Bacha.
Riscos mínimos
O diretor-presidente da Iagro informou ainda que o Paraguai, assim como o Brasil está fiscalizando os proprietários para saber se a vacinação está sendo feita corretamente. “Eles estão sendo muito sérios, respeitam a ZAV, fazem as campanhas de vacinação, verificam se as vacinas estão sendo aplicadas. Acredito que não devamos ter problemas. Ninguém quer que a doença apareça e prejudique os dois países”, comentou o diretor-presidente.
Para manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação, Mato Grosso do Sul ainda terá as duas campanhas anuais de imunização. NA ZAV, todo o rebanho bovino e bubalino deve ser vacinado de 1º e 31 de maio e 20/11 e 20/12, independente da idade.
No planalto a primeira fase acontece entre os dias 1º e 31 de maio somente para animais com até 24 meses. Na segunda, de 1º a 30 de novembro, precisam ser vacinadas todas as reses, independente da idade. No Pantanal, caso os pecuaristas optem pela vacinação, o prazo é estendido em 15 dias.
A Iagro lembra da indispensabilidade do registro da imunização em até 15 dias após o término da campanha e que é proibida a vacinação de suínos, ovinos e caprinos contra a febre aftosa.