Desembargadores do Tribunal Pleno promoveram, por aclamação, ontem o juiz Djailson de Souza ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Promovido pelo critério de antiguidade, o novo desembargador vai ocupar a cadeira do TJMS que está vaga desde o mês passado, com a aposentadoria do desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho. “Eu nunca me candidatei para vir para cá, as coisas aconteceram pela minha dedicação. Comecei de baixo e hoje estou aqui. Me sinto realizado. O trabalho só vale a pena se for digno, sempre penso nas consequências de cada ato meu”, disse Djalilson, que há mais de meio século atua no Judiciário.
Nascido em 17 de agosto de 1959, em Bataguassu (MS), filho de lavradores de origem baiana, Djailson de Souza construiu sua história com base no esforço e na educação. Quando criança, trabalhou ajudando a família na zona rural. Aos 13 anos, mudou-se para a cidade e começou a trabalhar no Cartório do 2º Ofício do município, conciliando tarefas simples com a vivência da rotina judiciária. Também atuou em cartórios de Dourados e Caarapó, motivado por magistrados que reconheciam sua vocação. Em 1981, conquistou o primeiro lugar em concurso para cartório extrajudicial e, em 1983, formou-se em Direito, passando a advogar em Dourados e Maracaju. Também lecionou estágio supervisionado em processo civil e penal na então Socigran, experiência que ampliou seu contato com professores e juízes e fortaleceu sua decisão de ingressar na magistratura.
Em 1990, foi aprovado em concurso para juiz no Mato Grosso do Sul, ficando em segundo lugar. Tomou posse como juiz substituto em Campo Grande e, no ano seguinte, foi promovido por merecimento para a comarca de Sete Quedas, onde atuou até 1995 em casos de repercussão, especialmente na área da infância e juventude. De lá, seguiu para Corumbá, e foi promovido para a Capital, onde passou a atuar na 7ª Vara do Juizado Especial, com foco em relações de consumo. Em 2014, assumiu a Vara do Juizado Especial de Trânsito, onde permaneceu até sua promoção ao cargo de desembargador, consolidando sua carreira de mais de três décadas na magistratura sul-mato-grossense.
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •