A ministra Kátia Abreu e o ministro federal de Alimentação e Agricultura da Alemanha, Christian Schmidt, alinharam nesta quinta-feira (20) posições em relação ao acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, que está em fase de negociação entre os blocos. A reunião dos dois ministros, que ocorreu na sede do Mapa, está no contexto da visita da chanceler alemã, Angela Merkel, ao Brasil.
De acordo com assessoria de comunicação, a ministra afirmou que a Alemanha é um país “fundamental” na tomada de decisão sobre o acordo de livre comércio e que o governo brasileiro é “unânime” sobre a “importância e a força” que o país germânico dará à proposta.
A previsão é que com a efetivação do tratado, as exportações do agronegócio brasileiro cresçam cerca de 20%.
Acordo sanitário
A ministra pediu apoio do governo alemão ao acordo sanitário e fitossanitário apresentado pelo Mapa durante visita à sede da União Europeia, em maio. Pela proposta, Brasil e países membros do bloco europeu vão harmonizar normas de defesa agropecuária, conferindo maior agilidade aos trâmites comerciais.
Schmidt apoiou o pleito brasileiro e levará o assunto ao Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha e a autoridades da União Europeia. Kátia Abreu e Christian Schmidt demonstraram empenho recíproco em dar prosseguimentos a outras questões, como cooperação em pesquisa por meio da Embrapa, parcerias em laboratórios de saúde animal e rotulagem.