O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem ampliado os recursos investidos em suas políticas a cada Plano Safra. Isso não é diferente com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na safra 2003/2004, o programa recebeu investimentos de R$ 5,4 bilhões e, atualmente, os recursos chegam a R$ 18 bilhões – um avanço de mais de 300%.
A agricultora Marília Salete Escher, 52, e o esposo, são um exemplo dessa realização no meio rural. Eles são do município de Campo Magro (PR) e são agricultores há 13 anos. O casal decidiu investir na produção orgânica e encontraram no Pronaf a ajuda necessária para incrementar a renda da família. “Começamos a produzir verduras orgânicas e decidimos investir ainda mais na produção de leite. Para isso precisávamos nos enquadrar em algumas normas do estado no que diz respeito à produção animal. Foi onde nós fomos buscar o apoio no Pronaf para a construção da nossa leiteria”, conta Escher.
Pronaf assegura o desenvolvimento rural
Em dez anos, mais de 2,5 milhões produtores contrataram com o financiamento do Pronaf seja ele para o investimento em infraestrutura e maquinário, o custeio da safra, ou para o apoio à comercialização dos seus produtos.
De acordo com Valter Bianchini, secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), o Pronaf adquiriu outras ações que tornaram a política ainda mais efetiva ao longo dos anos, apesar do acréscimo de recursos. “Além do crédito ter crescido em volume e em números de contratos, ele teve uma abrangência mais nacional. Criaram-se, ao longo da década, linhas importantes como o Agroecologia, o Agroindústria e o Semiárido; bem como instrumentos para dar proteção aos agricultores que é o Seguro da Agricultura Familiar, o Programa de Garantia de Preços (PGPAF) e o Garantia-Safra, além de contar com a política de Ater para a assistência na produção dos agricultores”, explica. Para o secretário, essas mudanças conquistadas ao longo de dez anos, fizeram o programa ser uma referência. “O Pronaf é hoje uma referência, pelas linhas de financiamento e pela diversidade de instrumentos que ele tem Instrumentos esses conseguidos em parcerias com vários movimentos sociais organizados que nos ajudam a aprimorar o Pronaf e a qualificar o que já existe. Por meio de uma política como essa, nós chegamos a todos os municípios brasileiros”, ressalta Bianchini.