Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025



Rural Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014, 07:09 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014, 07h:09 - A | A

Falta mão de obra qualificada para ovinocultura no MS

Fernando Hassessian - (www.capitalnews.com.br)

Com rebanho próximo a 500 mil cabeças, Mato Grosso do Sul ocupa o 8° lugar na produção de ovinos do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística – IBGE. O setor, em franca expansão no Estado, tem na falta de mão de obra qualificada, seu maior problema para acelerar ainda mais o crescimento e melhorar sua posição no ranking de produção ovina nacional.

Feira do Empreendedor aborda o tema hoje durante a palestra “Criação de Ovinos”, às 19h30, no Centro de Convenções Albano Franco. O instrutor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS e palestrante, Jorge Mezzaroba, considera o Estado ideal para a criação de ovelhas, diante do bom pasto e da facilidade de acesso ao suprimento para o animal. “Para exercer a atividade, não são necessários grandes investimentos, já que em geral o produtor divide o pasto do gado com as ovelhas, além da grande produção de grãos e do bom clima. De modo geral, a região é ideal para a criação de ovinos”, garante.

Entretanto, o palestrante ressalta a dificuldade de expandir o setor, diante do déficit de pessoas qualificadas para o manejo do animal. “O Senar já realiza esse trabalho de qualificação para atuar no setor. Não há como investir na ovinocultura sem o manejo técnico adequado e vamos demonstrar isso na palestra, além de orientar sobre criação e comercialização”, destaca Mezzaroba.

O palestrante avalia a Feira do Empreendedor como uma oportunidade para produtores e interessados em investir na área, conhecerem as oportunidades do agronegócio, com suporte de profissionais. “Eventos como este proporcionam a visão comercial da ovinocultura aos produtores e demonstra o quanto o segmento é promissor”, avalia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS