Pelo menos 40 empresários filiados ao Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso do Sul) vão participar, de 13 a 16 de julho, do “Fórum das Américas - Leite e Derivados”, que será realizado durante a Expominas, em Juiz de Fora (MG). O evento reúne ainda o 9º Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária de Leite no Brasil e o 7º Workshop sobre Políticas Públicas para o Agronegócio do Leite.
Paralelo à programação do “Fórum das Américas”, a caravana empresarial também vai conhecer as tecnologias de produção durante o 26º Congresso Nacional de Laticínios, 37ª Expolac, 36ª Concurso Nacional de Produtos Lácteos e do 7º Congresso Internacional do Leite eventos que serão realizados simultaneamente ao evento.
Segundo o presidente do Silems, Edgar Rodrigues Pereira, essa é uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos de maquinário e novas tecnologias. “Durante os dias em que ficaremos no Estado de Minas Gerais estaremos em contato com fornecedores de aditivos para leite. Além disso, vamos participar de palestras e cursos e nos atualizarmos sobre a produção leiteira que interessa muito às indústrias do setor”, declarou.
A abertura do “Fórum das Américas - Leite e Derivados” será às 19 horas do dia 13 de julho e no dia seguinte estão programadas palestras magnas para a abertura das atividades. A senadora Kátia Abreu, que é atual presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), estará presente para apresentar palestra sobre a lei ambiental sob o prisma do agronegócio, assim como o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, que falará sobre as políticas do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para o setor leiteiro.
Outra autoridade presente ao evento será o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, abordando o impacto da inovação da gestão pública no setor produtivo. A crise mundial também será um dos temas, com o presidente da RC Consultores, Paulo Rabello de Castro, analisando o problema sob a ótica do agronegócio do leite. As palestras de abertura serão no dia 14 de julho, a partir das 10 horas.