Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 09 de Junho de 2020, 13:15 - A | A

Terça-feira, 09 de Junho de 2020, 13h:15 - A | A

História

Coronavírus: Produção industrializada e agregação de valor

Com a Coamo a transformação não para e mudam as colheitas, as estações e as pessoas

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Coronavírus: Produção industrializada e agregação de valor

Industrias estão a 50 anos no mercado

As indústrias da Coamo transformam matéria-prima dos cooperados em alimentos, geram empregos e progresso, resultado na transformação. As industria mudam as colheitas, as estações, as pessoas, o mercado, levado as indústrias, novas tecnologias, métodos inovadores e muito trabalho fazem parte da busca constante da cooperativa, por oferecer produtos cada dia melhores.

 

A cooperativa Coama completará em novembro, 50 anos de existência, sendo o processo de industrialização na Coamo começou em 1975 com a implantação do moinho de trigo. Seis anos mais tarde, em 1981, entrou em funcionamento a primeira indústria de processamento de óleo de soja. Na sequência vieram em 1985, a fiação de algodão, 1990 a indústria de processamento de soja e Terminal Portuário em Paranaguá, 1996 refinaria de óleo de soja, 1999 indústria de hidrogenação, 2000 fábrica de margarina e gordura vegetal, 2009 torrefação e moagem de café e 2015 novo moinho de trigo. Em novembro de 2019, a cooperativa inaugurou em Dourados (MS), duas novas indústrias para produção de processamento de óleo de soja e refinaria de óleo de soja.

 

Todo processo industrial exige empenho e dedicação. É uma engrenagem que depende de várias peças para se manter funcionando e transformar mais de 3,0 milhões de toneladas de produtos por ano, agregando valor à produção dos cooperados e gerando empregos e divisas nas regiões em que atuam. É deste parque fabril com indústrias em Campo Mourão e Paranaguá, no Paraná, e Dourados, no Mato Grosso do Sul, saem os produtos Coamo que, junto com as commodities agrícolas, são comercializados nos mercados interno e externo.

 

Originados dos campos dos seus associados, os grãos que chegam até as indústrias são processados e ampliam a renda dos cooperados gerando mais qualidade de vida no campo, além de garantir divisas para o país. Com papel relevante no processo da cadeia produtiva, a Coamo transforma matéria-prima em óleo de soja degomado, farelo e em produtos acabados, como óleo, margarinas, gorduras, farinha de trigo, café e fios de algodão. Estes produtos saem do complexo industrial da cooperativa para atender as demandas do mercado consumidor, seja para as linhas humana, animal e têxteis. 

 

A busca constante pela transformação passa também pela evolução e implantação de novas tecnologias que possam aprimorar a produção em toda a cadeia industrial. É a chamada indústria 4.0. Conforme a assessoria a Coamo caminha a passos largos com investimentos e modernização de todos os parques industriais.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS