Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 25 de Agosto de 2025



Rural Segunda-feira, 22 de Junho de 2015, 11:29 - A | A

Segunda-feira, 22 de Junho de 2015, 11h:29 - A | A

Segurança Alimentar

Brasil cumpre metas de combate à fome estabelecidas pela FAO

Setor agropecuário mantém-se vital para a recuperação da balança comercial brasileira

Elizângela Lemes
Capital News

Deurico Ramos/Capital News

orgânicos

A expectativa é de que até o final de 2015, a subnutrição será de apenas 5% da população

O Boletim do Agronegócio Internacional de junho, elaborado pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI) da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), diz que Brasil cumpriu todas as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no programa de combate à fome no país.


De acordo com a assessoria da CNA, o documento “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo” (SOFI), mostra que o país possuía no ano 2000, no início do século XXI, 11,2% de sua população subnutrida. Já as projeções para 2015 mudam completamente o quadro: a expectativa é que ao final deste ano esse percentual caia para um índice inferior a 5% da população total, mostrando a redução da fome no país nos últimos 15 anos.


Segundo o documento, um dos motivos da redução no número de pessoas que passam fome no Brasil foi “o aumento da participação das mulheres na força de trabalho”, contribuindo para a melhoria da renda das famílias, especialmente no Nordeste brasileiro. A FAO avalia os progressos ocorridos no combate à fome para cada região do País e no mundo, desde 1990. A conclusão foi que o compromisso de reduzir pela metade o número de pessoas afetadas pela fome foi atingido pela maioria dos países analisados. Assim, é que a fome, sempre segundo o estudo, foi reduzida de forma significativa na Ásia Central, Oriental e no Sudeste Asiático, assim como na América Latina, onde o Brasil foi destaque.

Divulgação/Assessoria

organicos

Setor agropecuário mantém-se vital para a recuperação da balança comercial brasileira


A SRI mostra, ainda, que nos primeiros cinco meses de 2015 a balança comercial do agronegócio apresentou superávit de US$ 28,1 bilhões, mostrando que o setor agropecuário mantém-se vital para a recuperação da balança comercial brasileira. Mesmo assim, a crise econômica enfrentada pelo país levou a uma queda de 13,1% no saldo comercial do agronegócio, em comparação com 2014.


As exportações de produtos do agronegócio, de janeiro a maio de 2015, atingiram US$ 34,1 bilhões. Com esse desempenho, a participação do agronegócio nas exportações totais do país atingiu o maior valor dos últimos cinco anos: 45,7% do total vendido ao mercado internacional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS