Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Reportagem Especial Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 07:00 - A | A

Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 07h:00 - A | A

Reportagem Especial

Uso exagerado do celular: Está na hora de falar sobre isso

Brasil está em 2º no ranking onde as pessoas passam mais tempo do dia no uso de telas

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Uso exagerado do celular: Está na hora de falar sobre isso

Psiquiatra explica que muitas vezes o uso abusivo de telas, vem como uma forma de escapismo de problemas

Eu tenho aplicativo onde monitoro todas os acessos no celular e as redes sociais dela

“Ela só usa o celular no período da tarde. Eu tenho aplicativo onde monitoro todas os acessos no celular e as redes sociais dela”, é assim que a Jaqueline Alves de Souza de 36 anos controla os passos da filha na internet. Todo esse cuidado tem um porquê: A preocupação com o que esse meio de comunicação pode oferecer a menina.

E não é só ela que está preocupada, outros pais, especialistas em saúde e educação também, isso porque uma pesquisa mostra que o Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo do dia no uso de telas. Os dados quem traz são o Digital 2023: Global Overview Report e do aplicativo Sleep Cycle, analisados pela Eletronics Hub.

Acervo pessoal

Uso exagerado do celular: Está na hora de falar sobre isso

Mãe cuida de perto do acesso da filha nas redes sociais

O país fica atrás apenas da África do Sul. Segundo o levantamento, as pessoas ficam cerca de 9 horas e 32 minutos na frente do computador, quatro dessas horas apenas nas redes sociais, o que representa 58,2% do tempo médio em que um brasileiro está acordado.

Ao passo que mais e mais horas são gastas com o uso de celulares, especialistas chamam atenção para a importância de falarmos sobre um conceito chave na vida moderna: educação digital. A Doutora em Educação Ângela Costa fala que o já passou da hora dos pais assumirem o controle dessa situação na vida dos filhos.

não dá para continuar como está

Para ela, o tempo dedicado a internet tem que ser controlado pela família, pelos professores, “não dá para continuar como está”, acrescenta. Ângela destaca que esse meio de comunicação está criando uma geração preguiçosa, com crianças e adolescentes desestimulados a pensar.

Além dos efeitos na cognição, na atenção, na memória, os especialistas também alertam para os impactos na autoestima e no desenvolvimento de quadros de dependência. O Psiquiatra e colaborador Pro-AMITI- Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso- IPq- USP- Grupo Dependências Tecnológicas Vinicius Andrade fala que muitas vezes o uso abusivo de telas, vem como uma forma de escapismo de problemas e até outras patologias como transtorno diante da ansiedade social, depressão entre outros fatores.

Acervo pessoal

Uso exagerado do celular: Está na hora de falar sobre isso

Quando o indivíduo começa a deixar de fazer coisas importantes e ter prejuízos em função de telas, é um sinal de alerta muito importante, enfatiza psiquiatra Vinicius Andrade

O psiquiatra explica ainda que quando o comportamento gera um prazer, e a pessoa começa a repeti-lo, gera no cérebro uma hipossensibilização, o que faz a pessoa querer cada vez mais e mais esse comportamento. Ele acrescenta que para as crianças já existem algumas regulamentações delimitando o tempo para que as mesmas fiquem expostas às telas.

Quando o indivíduo começa a deixar de fazer coisas importantes e ter prejuízos em função de telas, jogos, mídias sociais, é um sinal de alerta muito importante

Isso porque, segundo ele, os prejuízos que podem ser causados tanto a crianças quanto adultos são enormes. Geralmente são sinais relacionados à parte familiar, funcional, profissional e de vida. “Quando o indivíduo começa a deixar de fazer coisas importantes e ter prejuízos em função de telas, jogos, mídias sociais, é um sinal de alerta muito importante”, enfatizou.

Prejuízos que a Jaqueline não deixa a Rafaela Alves de Souza de 11 anos passar e a menina, desde cedo já entende. “Eu sei que tudo o que minha mãe faz é para o meu bem. Embora, algumas vezes queira ficar mais na internet, sei que quando ela controla é para meu bem”, finalizou.

Acervo pessoal

Uso exagerado do celular: Está na hora de falar sobre isso

Rafaela só usa o celular quando volta da escola

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS