Sábado, 04 de Maio de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 21 de Julho de 2023, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 21 de Julho de 2023, 07h:00 - A | A

Reportagem Especial

Já pensou em ser um dentista voluntário?

ONG convoca profissionais para atuarem em atendimento a crianças, jovens e mulheres vítimas de violência

Renata Silva
Especial para o Capital News

Foto cedida

Já pensou em ser um dentista voluntário?

..

Dois anos, esse é o tempo que o Kauê de 13 anos vai precisar para ter os dentes, que cresceram tortos, transformados. Além da autoestima, o menino, que é morador do bairro Noroeste, não vai pagar nada por isso, isso só foi possível através do da Organização não Governamental (ONG) OSCIP Turma do Bem.

A iniciativa, que existe no mundo todo, conta com mais de 18 mil dentistas que atuam em 12 países com o objetivo é oferecer tratamento odontológico gratuito e completo para jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência em situação de vulnerabilidade social. O Kauê já passou por três consultas e realizou limpeza, raspagem e até cirurgia, ele deve ser acompanhado até o fim do tratamento.

Foto cedida

Já pensou em ser um dentista voluntário?

..

Quem realizou o procedimento no menino foi a dentista Carol Moreira, ela fala que esse foi um dos casos mais complicados que atendeu, mais enfatizou que está muito feliz com o resultado. “É muito bom ajudar o próximo, a gente se sente muito bem”, define ela.

Assim como o Kauê, para que outras crianças e jovens continuem abrindo “com gosto” sorrisos, a ONG busca por profissionais voluntários. A necessidade se torna maior após uma triagem feita em três escolas municipais de Campo Grande.

Esta triagem demonstrou um cenário alarmante: Mais de cem jovens foram selecionados para se tornarem beneficiários da Turma do Bem, por conta de suas graves situações bucais. “Este é um número muito acima da média para a TdB, que não esperava tantas crianças necessitadas – o que mostra que Campo Grande está com uma forte defasagem em saúde bucal para os jovens”, destacou Carol.

Por isso a Turma do Bem está convocando mais dentistas para integrar sua rede. Para se tornar poder um voluntário, o profissional deve acessar o site da TdB e preencher o formulário indicado e aguardar o contato. Além de serem completamente transformados por mudarem a vida das pessoas, os voluntários da TdB possuem benefícios e descontos exclusivos nas parceiras da organização.

Foto cedida

Já pensou em ser um dentista voluntário?

..

O trabalho voluntário a ser desempenhado junto a Turma do Bem, de acordo com a Lei nº 9.608 de 18/02/98, é atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício ou quaisquer obrigações trabalhistas, previdenciárias ou afins. Declaro estar ciente da legislação específica e aceito atuar como voluntário conforme este Termo de Adesão.
Atesto para os devidos fins que concordo com todos os compromissos supracitados.

Foto cedida

Já pensou em ser um dentista voluntário?

..

Compromissos da Turma Do Bem:

• Encaminhar ao profissional a criança/adolescente a ser atendida após avaliação e seleção;
• Divulgar as ações dos profissionais envolvidos e os resultados obtidos pelo programa;
• Desenvolver e manter a logística necessária para o funcionamento do programa;
• A TdB se reserva ao direito de descadastrar um voluntário caso suas ações não estejam de acordo com os valores e missão da organização.

Compromissos eo Cirurgião-dentista:

• Assumir o tratamento integral da criança/adolescente, indicados pela Turma do Bem, sem nenhum custo, até que complete 18 anos;
• Manter a equipe da Turma do Bem informada quanto à assiduidade do tratamento (incluindo as datas dos atendimentos);
• Manter o programa informado sobre os resultados alcançados pelo tratamento desenvolvido;
• Atuar na mobilização e engajamento de novos coordenadores, divulgando ações e resultados do programa Dentista do Bem;
• Em caso de desligamento, informar e justificar à equipe do programa;
• Respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo 60 capítulo V, referente à proibição do trabalho para menores de 14 anos.

Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSespp9W0cdaxD-VD-PoMRvvLfIn9x94N87snyYLda_jCxoa5g/viewform

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS