Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 09 de Junho de 2023, 10:12 - A | A

Sexta-feira, 09 de Junho de 2023, 10h:12 - A | A

Reportagem Especial

Com início de depressão, idoso de 88 anos, adota pet como melhor amigo

Joaquim fala que além de pedir colo, gatinho até “amassa pãozinho” na barriga do aposentado

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Com início de depressão, idoso de 80 anos, adota pet como melhor amigo

Dormir, só se for ao lado do amigo, o idoso Joaquim

Aonde o senhor Joaquim vai, o gatinho vai atrás. Mia pedindo colo, “amassa pãozinho na barriga do idoso” e mais, até para dormir tem que ser ao lado do aposentado. Todo esse amor e parceria começaram há menos de dois meses, depois que ele adotou o pet que até então, ficaria provisoriamente na casa dele.

Sim, ele estava de passagem na casa do senhor Joaquim Rodrigues dos Santos, de 88 anos, porque era da neta, a jornalista Renata Santos de 37 anos. Ela encontrou o gatinho abandonado e então resgatou e adotou o quatro patas. Assim que o felino recebeu um lar, foi batizado de Théo.

Meu avô sempre foi muito ativo, mas desde a pandemia ele mudou

A princípio, ela fala que a ideia surgiu para que o pequeno fizesse companhia para a sua gata, a Mimi, companheira de oito anos da jornalista. Mas logo percebeu que o gatinho tinha vindo com um propósito maior, o de mudar a vida do avô. “Meu avô sempre foi muito ativo, mas desde a pandemia ele mudou, anda meio tristinho, até minha mãe foi morar com ele e nada. Foi o Theo ficar lá por uns dias que tudo se transformou”, completa.

Aonde eu ia ele ia

O idoso conta que a neta viajou de férias no final do ano e, para não deixar os bichinhos só no apartamento onde mora, deixou-os com ele. Todos os dias ela ligava para saber dos bichanos e ele já adiantava, que o Théo ela não levaria para casa quando voltasse. “Ele não ficava sozinho, aonde eu ia ele ia, é carinhoso, bonitinho, gostei dele!” exclamou o idoso.

Acervo Pessoal

Com início de depressão, idoso de 80 anos, adota pet como melhor amigo

Seo Joaquim e o melhor amigo Théo, não se desgrudam

A neta voltou de viagem e já recebeu o recado do avô e dos familiares que o Theo não voltaria para casa, para o bem de todos ela disse: Sim! Ele fica. Trocar água, comida, limpar as sujeiras do bichinho são as melhores distrações que o seu Joaquim, hoje aposentado, mais gosta de fazer.

 família aprovou a ideia, ver o sorriso no rosto do idoso, a vitalidade e a disposição são essenciais para eles. “Ver meu pai assim, sorrindo, comentando as peripécias do gatinho, não tem preço, todos se divertem”, comenta a filha, moradora da casa, Jurema Aparecida dos Santos.

Depressão

A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive na melhor idade. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo têm depressão. No caso dos idosos, cerca de 15% dos que moram com as famílias e estão devidamente inseridos na comunidade apresentam sintomas depressivos.

Identificar depressão em idosos é difícil, pois alguns dos sintomas mais comuns da depressão não costumam se manifestar. O Capital News relacionou alguns sinais para que você fique atento:

• Dificuldade para alimentar-se da forma correta

• Problemas para dormir (insônia)

• Queixa de dores físicas

• Problemas de memória

• Querer isolar-se ou manter-se recluso

Acervo Pessoal

Com início de depressão, idoso de 80 anos, adota pet como melhor amigo

Théo e suas poses curiosas

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS