Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 31 de Março de 2009, 08:38 - A | A

Terça-feira, 31 de Março de 2009, 08h:38 - A | A

Zauith representa Puccinelli em reunião de governadores

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O vice-governador Murilo Zauith (DEM) representou o governador André Pucinelli (PMDB) na reunião-almoço promovida nesta segunda-feira em Brasília, na residência oficial Águas Claras. O governador, que também teria viajado, segundo sua assessoria, preferiu correr atrás de verbas na Esplanada dos Ministérios.

Durante o almoço, que teve como convidados os governadores de Tocantins, Marcelo Miranda, e de Minas Gerais, Aécio Neves, discutiu-se a ampliação de investimentos para o crescimento econômico do Centro-Oeste e a recriação da Sudeco. Governadores dos estados de Minas Gerais e Tocantins foram incluídos no debate e reivindicaram participação nos recursos da Sudeco.

Para o Fórum dos Governadores do Centro-Oeste, a ativação da Sudeco foi fundamental para estabelecer um programa mais definitivo de desenvolvimento da região. O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, participou da reunião.

Do almoço entre os governadores resultou a Carta de Brasília, documento que contém as principais reivindicações e idéias debatidas, que será encaminhada ao presidente Lula pelo ministro Unger. Em 60 dias, os governadores apresentarão um termo de referência para a revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimetno do Centro Oeste (2007).

”A região Centro –Oeste tem tudo para ter um modelo de desenvolvimento mais acelerado, tem um bom clima, tem terras férteis e tem estradas”, avaliou o governador Arruda.

Os governadores decidiram procurar o presidente Lula para agilizar a efetivação da Sudeco, recriada por Lei Complementar em janeiro deste ano. O objetivo do órgão é dar fomento econômico para os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal por meio de um Plano de Desenvolvimento Regional que estabeleça programas e ações para o crescimento das regiões.

Os governadores querem incluir na Sudeco o noroeste de Minas Gerais e Tocantins, estados limítrofes da região e que possuem as mesmas necessidades do Centro-Oeste. O noroeste mineiro, por exemplo, tem problemas climáticos, de escoamento de produção, de energia e na área de segurança, comuns ao Centro-Oeste.

A participação de Minas e Tocantins na Sudeco pode fortalecer a atuação da superintendência. “O que nós estamos fazendo, a partir dessa reunião, é incorporar a força política de Minas para que nós possamos ter uma Sudeco forte com fundos garantidos orçamentariamente. Estamos também incorporando o estado de Tocantins, que tem as mesmas demandas do estado do Centro-Oeste”, observou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.

A ampliação da participação dos governadores na gestão do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro- Oeste (FCO) foi outro assunto tratado durante o almoço. Para isso os governadores propuseram a instalação do Conselho Deliberativo do Centro-Oeste para assegurar maior integração nas decisões de aplicação dos recursos do FCO e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

Investimentos contra a crise

Depois de quase quatro horas de reunião, os governadores reivindicaram ainda a ampliação de recursos para aplicação nos estados da região Centro-Oeste como forma de enfrentar a crise econômica global. “Devemos ver a crise como uma imensa oportunidade de acelerar o que toda nação mais quer, que é a reconstrução do modelo de desenvolvimento. O que nós discutimos aqui é uma construção programática e política de um projeto abrangente para o Centro-Oeste”, disse o ministro Mangabeira Unger.

Participaram do encontro os governadores Aécio Neves (MG), Marcelo Miranda (TO), Alcides Rodrigues (GO), além dos vice-governadores do DF, Paulo Octávio, do Mato Grosso, Silval Barbosa, e do Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith.

(*) Com informações da Agência Brasília

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS