Divulgação/ Câmara Municipal

A discussão envolveu a implantação de um novo macroanel, que ligará as saídas para São Paulo e para Cuiabá
A necessidade do novo Anel Rodoviário na BR-163 foi pauta discutida entre vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande nesta segunda-feira (13). A discussão envolveu a implantação de um novo macroanel, que ligará as saídas para São Paulo e para Cuiabá, atravessando a MS-040, contornando o Jardim Noroeste e a Chácara dos Poderes.
Durante audiência pública, a Comissão relatou a preocupação com a questão da mobilidade urbana e com a necessidade de melhorias na infraestrutura viária da região.
Gustavo Assis, engenheiro da ANTT, apresentou o projeto “programa de exploração rodoviária”, que propõe mudanças estruturais em vários locais no atual anel rodoviário. É um projeto pensado para 30 anos. Dentre as propostas está a criação de 9 rotatórias alongadas, 1 passagem inferior, 3 passarelas, 100m de via marginal, duplicação do perímetro urbano, 28 melhorias de acessos e 18 paradas de ônibus.
Para o Procurador de Justiça, Aroldo José de Lima, do (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, do Consumidor e do Idoso) – CAOCCI, contrário às propostas da ANTT e pelas empresas envolvidas na nova licitação, explicou que “a mera duplicação do trecho não irá resolver a questão. Nós queremos assegurar um novo anel rodoviária para esta Capital. Chegou a hora de salvar vidas no anel rodoviário, muitos acidentes por conta de trechos que ainda não foram duplicados. O debate é necessário, nós defendemos junto com essas associações, que na nova licitação seja obrigatória a concessionária efetuar a confecção de um novo rodoanel. Iremos levar uma posição daqui, unânime para uma nova reunião em Brasília. O Ministério Público irá tentar interferir nessa licitação. Vamos exigir preservar vidas para evitar essa mortalidade deste trecho”, pontuou.
A Diretora Adjunta da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano Vera Cristina Galvão, expôs que, “a planurb vem fazendo estudos sobre o crescimento desta região. Vimos a necessidade de retirar a BR-163 de dentro do perímetro urbano da cidade. Nós fizemos uma proposta, protocolamos na ANTT e foi feito junto com técnicos da CCR.