Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025


Política Quinta-feira, 04 de Setembro de 2014, 11:15 - A | A

Quinta-feira, 04 de Setembro de 2014, 11h:15 - A | A

Simone pretende defender setor sucroalcooleiro

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

Em encontro com trabalhadores de uma usina do município de Dourados, a candidata ao Senado, Simone Tebet, alertou para a crise no setor sucroalcooleiro que, para ela, foi acarretada pela perda de competitividade diante da gasolina.

O aumento nos custos de produção e o alto endividamento também foram discutidos pela ex-prefeita de Três Lagoas, na reunião que aconteceu na tarde de quarta-feira (3).

“Quero estar no Senado trabalhando no setor que vocês atuam: o sucroalcooleiro e que está sendo judiado e sacrificado pelo governo federal. As usinas no Brasil estão passando por uma situação difícil - 70 usinas de álcool já fecharam e 30 estão em recuperação judicial para poder garantir o emprego de vocês”, disse Simone Tebet acompanhada do seu primeiro suplente Celso Dal Lago.

Em pelo menos dois anos, o setor de açúcar e etanol perdeu cerca de 60 mil empregos. Conforme a candidata são 70 mil fazendas no país que dependem das usinas e se fecharem geram desemprego no campo. “Infelizmente hoje as usinas estão pagando alto preço, não conseguem melhorar o salário de vocês e contratar mais gente porque a política nacional do etanol não permite que elas sobrevivam”, justificou Simone.

Segundo a vice-governadora, o Brasil conta com 40% de área fértil com produção de apenas 9% do seu território. A proposta da candidata é levar a agroindústria para todas as regiões, visando assim, aproveitar as riquezas da terra.

“Precisamos de uma política pública eficiente em Brasília sob pena de fecharmos as portas das usinas. Vamos estar lá defendendo o emprego de vocês”, garantiu.
Na usina visitada são processadas por dia 24 mil toneladas de cana de açúcar.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS