Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020, 08:09 - A | A

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020, 08h:09 - A | A

Eleições 2020

"Quero ser o prefeito da saúde", diz pré-candidato Esacheu Nascimento

Esacheu Nascimento fala sobre experiência e ideias para administrar Campo Grande; Capital News abre espaço para entrevistas com pré-candidatos

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Esacheu Nascimento, pré-candidato a prefeito de Campo Grande

Esacheu Nascimento, pré-candidato a prefeito de Campo Grande

O Capital News abre espaço para entrevistas com pré-candidatos à prefeitura de Campo Grande. A ideia é apresentar aos leitores cada um dos postulantes ao cargo de prefeito da Capital.

Nesta segunda-feira, o convidado é Esacheu Nascimento, do partido Progressistas. Esacheu é promotor de justiça aposentado e advogado, e nos últimos quatro anos presidiu a Santa Casa de Campo Grande.

 

Capital News - Por que o senhor quer ser prefeito?

Esacheu - Quero ser o prefeito da saúde. Diante do sucesso do trabalho na gestão da Santa Casa, várias lideranças empresariais, comunitárias e religiosas de Campo Grande reconheceram isso e passaram a apoiar meu nome e minhas propostas. Quero usar essa experiência bem-sucedida de gestão para melhorar toda a rede de saúde, para que a população campo-grandense tenha atendimento digno nas unidades de saúde. 

 

Nosso conjunto de propostas vai além da saúde e se estende pelas áreas da economia, do turismo, da educação, do transporte público. Se nós conseguimos resolver o problema da Santa Casa, também vamos resolver os grandes problemas do município. E isso passa por uma gestão de excelência na prefeitura.

 

Divulgação

Esacheu Nascimento, pré-candidato a prefeito de Campo Grande

Esacheu Nascimento, pré-candidato a prefeito de Campo Grande

Capital News - Como foi esse trabalho na Santa Casa?

Esacheu - Nos últimos quatro anos liderei os trabalhos de recuperação e modernização da Santa Casa de Campo Grande, deixando um legado de conquistas em favor da saúde dos pacientes atendidos no hospital que é referência em Mato Grosso do Sul e um dos maiores do país. Pegamos um hospital com profissionais desmotivados, estrutura e equipamentos sucateados. Conseguimos reverter a situação e entregamos um hospital muito melhor para a sociedade. Fizemos o plano de saúde, concluímos o Hospital do Trauma, aumentamos o número de atendimentos e cirurgias, compramos equipamentos novos e modernos.

 

Capital News - Fale um pouco sobre suas origens e trajetória profissional.

Esacheu - Há 40 anos, escolhi a Cidade Morena para começar a carreira como advogado e formar uma família. Desde então, sempre lutei pelo desenvolvimento da nossa cidade, seja por meio da advocacia, do trabalho social ou da atuação política.

 

Ingressei no Ministério Público Estadual em 1986 como Promotor de Justiça e trabalhei nas comarcas de Camapuã, Inocência, Corumbá e Campo Grande, até me aposentar. Na política, exerci cargos expressivos na administração pública, como o de secretário estadual de Justiça, Trabalho e Ação Social (1989/1990) e secretário executivo (e ministro interino) do Ministério da Integração Nacional (2002). Minha trajetória de vida também foi marcada pelo empenho na área social. Presidi entidades como o Rotary Clube de Campo Grande e o Operário Futebol Clube. Atualmente sou filiado ao Progressistas, um dos maiores partidos políticos do Brasil e com representatividade na Câmara Municipal da Capital e na Assembleia Legislativa. 

 

Capital News - E como tem sido os últimos meses de pré-campanha?

Esacheu - Bastante intensos. Em março, saímos na frente com as lives pelas redes sociais, apresentando nossas ideias e dialogando com representantes da sociedade civil organizada. Não paramos por aí. Já percorremos mais de 280 bairros conversando com moradores e lideranças, e conhecendo as demandas reprimidas. E não são poucas. Existem diversos bairros abandonados pelo poder público, com problemas que só são notados de quatro em quatro anos.

 

Por conta desse trabalho, a pré-campanha tem sido vista pelo eleitor como diferenciada. Especialmente pela forma como encaramos a coisa pública. Não encaro a política como carreira profissional, mas possuo conhecimento da máquina pública e já contribui de forma eficaz para a solução de problemas do Estado.

Divulgação

Esacheu Nascimento, pré-candidato a prefeito de Campo Grande

Esacheu Nascimento, pré-candidato a prefeito de Campo Grande

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS