Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 10:41 - A | A

Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 10h:41 - A | A

Reconhecimento

Projetos de valorização aos Povos Indígenas são protocolados na Câmara

Propostas visam ressignificar o “Dia do Índio"

Lethycia Anjos
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de índio, indígena, tribo, aldeia

No Brasil existem 305 povos indígenas e 274 línguas maternas

Celebrações culturais e o respeito aos indígenas não devem se restringir a uma data específica, nesta perspectiva dois projetos de lei que visam a valorização dos povos originários foram protocolados na Câmara Municipal de Campo Grande na última segunda-feira (19), data em que é celebrada a luta dos indígenas pela resistência. As propostas são de autoria da vereadora Camila Jara (PT).

 

Um dos projetos de lei consiste na criação da Semana Municipal da Consciência dos Povos Originários, a proposta prevê ainda o reconhecimento do dia 19 de abril como data de Conscientização Sobre os Povos Originários em Campo Grande (MS).

 

A iniciativa tem o intuito de dedicar a Semana Municipal da Consciência dos Povos Originários ao desenvolvimento de ações educativas em escolas municipais e demais instituições culturais para promover a conscientização sobre a cultura desses povos.

 

Divulgação/CMCG

Projetos de valorização aos povos Indígenas são protocolados na Câmara

Camila Jara durante visita na aldeia Cana

Camila Jara destaca que a data não deve ser considerada apenas uma celebração, mas sim um dia de reconhecimento à luta indígena. “É preciso ressignificar as festividades de 19 de abril, que é uma data de visibilidade, mas não de uma forma caricata e carregada de estereótipos e preconceito como tem sido feito há anos. Sala de aula é lugar de desconstruir estigmas e as atividades adaptadas para cada série, para cada idade, vão resgatar a consciência de que temos parte de nossas raízes e origem nesses povos, que passaram as últimas décadas lutando para que seus direitos sejam respeitados, podendo viver de acordo com seus costumes e necessidades em seus territórios”, explicou a vereadora via assessoria.

 

A segunda proposta protocolada pela vereadora dispõe de alteração no nome do Prêmio Domingos Veríssimo Marcos em comemoração ao Dia do Índio, conforme a assessoria, a ideia é que a premiação seja em comemoração ao Dia dos Povos Originários. 

 

O projeto justifica que “a denominação ‘índio’ foi atribuída aos habitantes originais da América pelos colonizadores europeus, pois quando chegaram aqui, pensaram que haviam chegado à Índia por rotas marítimas alternativas às existentes na época”.

 

De acordo com a vereadora, as iniciativas visam homenagear a diversidade cultural e a pluralidade dos povos originários existentes no Brasil, atualmente são mais de 300 povos e 274 línguas maternas. Mato Grosso do Sul concentra a segunda maior população Indígena do país, por isso as propostas buscam valorizar principalmente os povos que habitam o estado - Atikum, Guarani-Kaiowa, Guarani-Nhandeva, Guató, Kadiwéu, Kinikinau e Terena - e às aldeias do nosso município - Aldeia Água Bonita, Aldeia Darcy Ribeiro, Aldeia Marçal de Souza e Aldeia Tarsila do Amaral. Segundo a assessoria, o intuito é celebrar histórias e tradições que marcam a luta e resistência destes povos, assim como preservar suas culturas e as tradições.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS