Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 06 de Abril de 2022, 18:11 - A | A

Quarta-feira, 06 de Abril de 2022, 18h:11 - A | A

Capital

Projeto que institui programa de atenção à órfãos do feminicídio é sancionado

Lei institui ainda incentivar a realização de estudos de casos pela rede local para vítimas

Elaine Silva
Capital News

 

Lei nº 6.801, de 5 de abril de 2022, que institui o Programa Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção, visando a proteção de órfãos do feminicídio e seus responsáveis legais, no município de Campo Grande, foi sancionada nesta terça-feira (5), pela prefeita Adriane Lopes (Patriotas). 

 

A iniciativa tem por objetivo a concessão de benefícios socioassistenciais alimentares, auxílio em razão ao desabrigo temporário e orientação em relação ao acesso a benefícios do INSS, aos órfãos do feminicídio e responsáveis legais, por meio de unidades de referência do Suas. Segundo a assessoria, a lei institui ainda incentivar a realização de estudos de casos pela rede local para vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher ou de feminicídio. Além de garantir os direitos à assistência social, saúde, alimentação, moradia, educação e assistência jurídica para proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Em relação ao acompanhamento em grupos terapêuticos ou individuais, o atendimento será realizado via Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para acolhimento e promoção a saúde mental das vítimas.

 

Programa institui também a capacitação e o acompanhamento de pessoas que ofertarão lar provisório aos órfãos do feminicídio que foram afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva.

 

O Projeto de Lei nº 10.603 que estabelece diretrizes para a instituição do Programa é de autoria dos vereadores Camila Jara, Clodoilson Pires, Professor André Luis, Ronilço Guerreiro e William Maksoud.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS