Na tarde deste sábado (27), o prefeito Alcides Bernal e o comandante da Guarda Municipal de Campo Grande Coronel Jonys Cabrera e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Júlio Cabral lançaram a campanha “Campo Grande contra a Pichação”, com a finalidade de conscientizar a população contra o problema da pichação na capital. Este evento está inserido dentro das atividades dos 111 dias e 111 obras e ações.
O projeto Campo Grande Contra a Pichação é uma iniciativa da Prefeitura que, por meio da Guarda Municipal e Fundação de Cultura (Fundac) com a finalidade de estabelecer ações de conscientização da população quanto ao problema da pichação na capital. Dados apontam um aumento no número de pichações e informações coletadas a partir da divisão de inteligência da Guarda Municipal. Em sua maioria adolescentes, que disputam entre si espaços públicos e privados e os vandalizam.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Cel. Jonys Cabrera esta iniciativa é inovadora, que consiste em unir a educação, através das escolas. Os jovens usuários da orla e a comunidade atuarão dando o exemplo de cidadania, preservando o patrimônio público. “Logo que assumiu a prefeitura o prefeito Alcides Bernal encontrou a cidade toda pichada. Estamos lançando esta campanha para reverter esta situação. Começamos pela Orla Morena e vamos estender esta ação para outros locais da capital”.
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Campo Grande, Marcos Alex do PT elogio a iniciativa da Fundac e da Guarda Municipal. “Em vez de pichação, Vamos grafitar. Esta é a forma que queremos ver a expressão do artista. Este projeto mostra a preocupação do prefeito que deseja ver a cidade limpa. Este projeto com certeza vai permitir aos artistas que eles mostrem suas artes”.
Para o diretor-presidente da Fundac, Júlio Cabral este é um fim de semana muito especial e importante para os artistas grafiteiros. “Sou artista plástico e sei como é bom se expressar por meio da arte. Este ato vai permitir aos artistas grafiteiros que eles façam seus trabalhos em locais apropriados. Estamos firme, confiantes e vamos fazer um bom trabalho cultural em Campo Grande”.
O prefeito Alcides Bernal agradeceu a presença dos artistas e do público e também destacou o trabalho voluntário dos artistas que trabalham pela arte na Capital. “Não somos contra de quem deseja expressar seus trabalhados. Somos a favor, mas, que seja de forma correta e em local apropriado. Se nos agirmos de forma positiva e prepositiva com certeza nossa cidade será conhecida pelas belezas de suas artes”, finalizou.
O evento contou com a presença dos secretários municipais e dos vereadores Marcos Alex, Luiza Ribeiro e Eduardo Romero.