Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 27 de Junho de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Política
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022, 09h:51
Tamanho do texto A - A+

Parlamentares votam projeto de enfrentamento da violência sexual hoje

Sessão legislativa deve votar seis projetos

Iury de Oliveira
Capital News

Luciana Nassar/ Assembleia Legislativa

Parlamentares votam projeto de enfrentamento da violência sexual hoje

Sessão plenária da Assembleia Legislativa, momento em que são discutidos e votados os projetos de lei

Seis projetos deverão ser votados pelos deputados na sessão desta quarta-feira (25) na  Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). As propostas tratam sobre saúde mental de vítimas da Covid-19, sustentabilidade, enfrentamento da violência sexual, estímulo à produção estadual, entre outros assuntos. A sessão tem início às 9h.

 

Pautado em segunda discussão, o Projeto de Lei 12/2021, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A proposta assegura atendimento assistencial, psicológico, jurídico e de saúde aos estudantes de Ensino Superior, vítimas de violência sexual ocorrida no âmbito da instituição de ensino ou em razão do vínculo com a entidade.

 

Está prevista também a votação da redação final do Projeto de Lei 218/2020, de autoria do deputado Marçal Filho (PP). A proposta, que institui a Política Estadual de Atenção à Saúde Mental das Vítimas da Covid-19, foi aprovada em segunda discussão na sessão de ontem e, por ter recebido emendas, será votado em redação final.

 

Os parlamentares devem votar também, em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar nº 02/2022, Poder Executivo. A proposta muda a redação da Lei Complementar 291/2021, que alterou as Leis Complementares 53/1990 e 127/2008. A mudança diz respeito ao prazo para que praças, com escolaridade de nível médio, obtenham titulação de nível superior, para efeito do cumprimento do requisito para promoções hierárquicas na carreira. Aprovado vai à análise das comissões de mérito.

 

 

De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), o Projeto de Lei 275/2021 também deve ser votado em segunda discussão. Esse projeto institui o Dia do Vacinador, a ser comemorado anualmente em 18 de janeiro. Foi nessa data, em 2021, que a primeira pessoa de Mato Grosso do Sul foi vacinada contra a Covid-19 - trata-se da indígena Domingas da Silva, da etnia Terena, de 91 anos, da aldeia Tereré em Sidrolândia.

 

Ainda em segunda discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 306/2021, de autoria do deputado Lucas de Lima (PDT). A matéria institui o mês “Julho Sem Plástico”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de redução do uso do plástico.

 

Por fim, os parlamentares devem votar, em segunda discussão, o Projeto de Lei 412/2021, que cria o Selo Amigo do Produtor Sul-Mato-Grossense. De autoria do deputado Antonio Vaz, a proposta visa, entre outros objetivos, homenagear os estabelecimentos comerciais que promovam destacadamente a venda de produtos originários de Mato Grosso do Sul.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix