Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020, 13:34 - A | A

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020, 13h:34 - A | A

Retorno Legislativo

Números do ranking nacional foi por meio de gestão responsável, afirma Azambuja

Governador ainda relatou que em 2020 será ousado e MS será o estado mais digital do país

Elaine Silva
Capital News

 

Deurico/Capital News

Números ranking nacional foi por meio de gestão responsável, afirma Azambuja

Governador Reinaldo Azambuja em seu discuuso na Assembleia 

Durante discurso na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou sobreviveu à crise. O evento marcou o retorno aos trabalhos dos deputados e foi rodeado de conversas por conta das pré-candidaturas para as eleições em 2020.  

 

Reinaldo entregou ao deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB) a prestação de contas à sociedade, sobre atos, decisões e resultados do governo e também apresentou o planejamento do Estado. “O governo vai continuar fazendo reforma que vise eficiência. E a ousadia de ser o Estado mais digital do País. O plano de digitalização dos serviços públicos vai reduzir o custo do Estado na prestação do serviço e agilizar procedimentos burocráticos”, diz Reinaldo.

 

Em seu discurso Azambuja declarou que foi obrigado a tomar medidas duras para Mato Grosso do Sul não sucumbir à crise.  Mesmo nos tempos difíceis a gestão conseguiu números importantes no ranking nacional: é o mais enxuto do Brasil na estrutura administrativa, líder em transparência, o quarto mais seguro e o quinto em geração de emprego.  Com  2019 turbulento, Reinaldo está otimista para a retomada do crescimento econômico no Estado. “Nossas expectativas são muito positivas e esperamos estar virando esta página triste da nossa história nacional. O novo horizonte do estado, construído com o esforço de todos os sul-mato-grossenses nesses anos difíceis, agora se soma ao do país – e realimenta nossas esperanças”, disse o governador. 

 

O governador ainda informou que está sendo ousado este ano. “Vamos cometer a ousadia de ser o estado mais digital do país, lançando um audacioso programa de digitalização de serviços públicos estaduais.  Serão mais de 80 serviços, inicialmente, na largada! E queremos continuar progredindo nesta direção, porque este é o contorno do futuro”, afirmou Azambuja. 

 

 

Confira o discurso na íntegra: 

 

Sr. Presidente;

 

Senhores Deputados;

 

Representantes dos Poderes Constituídos;

 

Autoridades do nosso governo;

 

 

Senhoras e senhores,

 

 

Compareço perante esta Casa de Leis para cumprir, mais uma vez, uma das mais importantes obrigações de qualquer homem público no exercício do mandato: prestar contas à sociedade, aqui representada pelo conjunto dos parlamentares, sobre atos, decisões e resultados do nosso governo. E apresentar o planejamento do Estado para os anos vindouros. 

 

De pronto, cumpre-me o dever de dividir especialmente com esta Assembleia os méritos pela superação das enormes dificuldades neste período. Assim como reconheço e agradeço a preciosa colaboração dos demais Poderes.

 

Nunca é demais lembrar que o Mato Grosso do Sul atravessou esta longa tormenta nacional de pé! Sem atrasar uma única vez os salários do funcionalismo, o pagamento do 13o e a manutenção dos serviços públicos essenciais.

 

Foi, é certo, um esforço gigantesco, em um cenário extremamente adverso e desafiador.

 

Ao final, tocando uma gestão austera e responsável, conseguimos cumprir todas as nossas obrigações e ainda avançar mais: alcançamos o patamar de 4o estado que mais investe no país. E há, hoje, investimentos nossos espalhados por cada um dos 79 municípios.

 

Para fazer tudo isso, adotamos medidas nem sempre populares, mas necessárias, para que o estado não sucumbisse à crise, como aconteceu com outros estados- irmãos, muitos deles levados hoje a uma situação de quase falência, beirando à ingovernabilidade.

 

As grandes reformas realizadas e os ajustes decididos e efetivados não apenas nos protegeram dos efeitos da maior recessão da história da República e do mais baixo índice de investimentos dos últimos 50 anos no Brasil.

 

Também nos tornaram o estado mais enxuto do País, ao lado de Goiás.

 

Com um modelo de gestão mais eficiente, nos transformamos no quinto estado mais competitivo do Brasil.

 

Somos o 4o mais seguro e o quinto em geração de empregos.

 

É um orgulho ter deixado a lanterna do ranking nacional da transparência, para ser hoje o estado mais transparente do Brasil.

 

Esses saldos extremamente positivos são resultados de um grande sacrifício e do trabalho duro do nosso governo e da nossa gente, em um ambiente de grandes restrições e dificuldades. 

 

Temos convicção de que o pior já passou. Graças a Deus!!!

 

E por isso mesmo, quero dividir com os senhores parlamentares o meu otimismo com a retomada do crescimento, a partir deste ano.

 

Nossas expectativas são muito positivas e esperamos estar virando esta página triste da nossa história nacional.

 

O novo horizonte do estado, construído com o esforço de todos os sul-mato-grossenses nesses anos difíceis, agora se soma ao do país – e realimenta nossas esperanças.

 

Do ponto de visto do nosso modelo de gestão, continuaremos a fazer as reformas exigidas pela eficiência, pela austeridade e pela qualidade do gasto público.

 

Porque todos sabem: já avançamos muito, mas ainda há muito o que fazer para melhorar o desempenho do estado brasileiro, de maneira geral.

 

Um passo gigantesco nessa direção será dado ainda este ano: vamos cometer a ousadia de ser o estado mais digital do país, lançando um audacioso programa de digitalização de serviços públicos estaduais. 

 

Serão mais de 80 serviços, inicialmente, na largada! E queremos continuar progredindo nesta direção, porque este é o contorno do futuro.

 

Isso significa reduzir drasticamente o custo do Estado, na prestação de serviços. Ao mesmo tempo, ampliaremos o acesso das pessoas, agilizaremos os processos burocráticos e assim vamos mudar para melhor a eficiência dos serviços aos cidadãos-contribuintes.

 

Nem é preciso dizer que, reduzindo custos progressivamente, também melhoramos a nossa capacidade de investimentos. E esse é o nosso objetivo permanente. Gastar menos com o governo, para investir mais na população, propósito original que justifica a própria existência do Estado.

 

Plano ampliado, se o cenário continuar melhorando como o projetado, estaremos em condições de fazer investimentos robustos em estradas, escolas, hospitais, urbanismo, logística e novas tecnologias, para dar suporte a um crescimento mais sustentado e sustentável.

 

Exatamente por isso, neste novo ciclo de PPA, recomeçamos o trabalho ouvindo a sociedade organizada.

 

Para nós, não se trata de um expediente novo. 

 

Desde o primeiro dia do nosso projeto, ainda no mandato anterior, perseguimos de forma obsessiva a meta de decidir ouvindo as pessoas. Porque quem ouve mais, erra menos.

 

E esta é a forma que encontramos de colocar no centro das nossas prioridades, os anseios dos cidadãos. 

 

É o que estamos fazendo.

 

Com o projeto Governo Presente, realizamos encontros em todas as nossas regiões, reunindo prefeitos, vereadores e lideranças municipais de todos os partidos e matizes ideológicas, para então definirmos as prioridades desses próximos três anos.

 

Terminamos esse processo o ano passado e estamos prontos para começar, de novo, a trabalhar em cada uma de nossas cidades.

 

Mas como sempre digo, governar não é tarefa para um homem só. Ou para um só governo. 

 

Assim, vamos continuar empreendendo parcerias de todos os tipos, com o governo federal, as prefeituras, as instituições, como esta Casa, e com a iniciativa privada, para convergir esforços em torno de objetivos comuns.

 

Ao lado de uma economia pujante, que se diversifica cada vez mais todos os dias, estaremos apoiados em pilares poderosos, que, acredito, nos diferenciarão do restante do Brasil.

 

Estamos caminhando rapidamente para ser o primeiro estado do Brasil a atingir 100% de saneamento básico.

 

Somos uma das raras unidades da federação que investiram no processo de regionalização do atendimento à saúde, que aqui ganha corpo, fôlego e entrega todos os dias mais resultados. E estamos muito perto de concluir esse grande projeto, mudando a realidade da saúde pública no estado.

 

No campo da educação, é um orgulho constatar que o nosso IDEB avançou, comprovando a qualidade do trabalho realizado, enquanto todo o Brasil patina nesse campo. E aí pergunto: que estado brasileiro terá em pouco tempo boa parte da rede pública estadual de ensino formada por escolas em tempo integral?

 

Também não posso deixar de lembrar que, em um momento desafiador como este, conseguimos apresentar indicadores exemplares de redução da criminalidade, em diversos requisitos.

 

E esses resultados só não foram mais amplos porque aguardamos um posicionamento do governo federal, para a execução de uma nova política de segurança para as fronteiras. Absolutamente necessária e urgente...

 

Enfim, o Mato Grosso do Sul avança, porque planeja, investe, trabalha e cobra resultados.

 

Tenho fé, senhoras e senhores, que estamos inaugurando um novo ciclo de crescimento, com mais desenvolvimento e oportunidades para todos.

 

Convido-os, e a cada um dos sul-mato-grossenses, a caminharem ao nosso lado, trabalhando juntos para superar dificuldades, desafios e agora avançar muito mais.

 

Muito obrigado.

 

Que Deus nos abençoe!

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS