Domingo, 02 de Dezembro de 2007, 09h:35 -
A
|
A
Militância do PT vai às urnas hoje
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
Apenas 10 mil dos 30 mil petistas devem participar do PED
A militância do PT vai às urnas hoje escolher, por meio do PED (Processo de Eleições Diretas) a nova direção do partido em Mato Grosso do Sul.
Cinco candidatos disputam à sucessão do presidente do diretório regional, Mariano Cabreira – os deputados estaduais Amarildo Cruz (Construindo um Novo Tempo) e Pedro Kemp (A Esperança é Vermelha), Sandro Fantini (Socialismo e Democracia), o vereador de Glória de Dourados, Pedro Roberto de Oliveira (Mensagem ao Partido), e Jairo Nóbrega (Alternativa Independente).
Considerado favorito, Amarildo Cruz conta com o apoio do Campo Majoritário do partido, que agrega em torno de 70% do diretório. Um de seus maiores incentivadores é o deputado Pedro Teruel.
Apesar de sua corrente – a Articulação de Esquerda, representar minoria, Pedro Kemp trabalha para levar a disputa para o segundo turno – previsto para o dia 16 de dezembro – por meio da mobilização dos setores sindicais do partido. Ele entrou na disputa em substituição ao prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, pertencente à mesma corrente, que desistiu do páreo.
Entre as bandeiras defendidas por Kemp para fortalecer o PT, estão o estreitamento da relação com os movimentos organizados, a reconstrução da aliança com os partidos considerados democráticos e populares, além do aprimoramento da organização interna do grupo político.
Ex-assessor da Governadoria da administração de Zeca do PT, Sandro Fantini, da tendência PT de Lutas e de Massas, e Pedro de Oliveira, da Democracia Socialista, correm por fora.
A militância petista em todo o Estado abrange aproximadamente 30 mil filiados, no entanto apenas cerca 10 mil devem participar do PED neste fim-de-semana, conforme o comando partidário.
Resolução
Na última quarta-feira (28), o comando regional do PT baixou resolução (nº 05/07) contendo as normas para a realização do PED tanto na Capital quanto em vários municípios de Mato Grosso do Sul.
A disputa ocorrerá em 63 municípios, em âmbito nacional, estadual e municipal. Segundo os organizadores, nas cidades de Maracaju, Chapadão do Sul e Iguatemi haverá apenas eleição municipal.
De acordo com o partido, em Jaraguari e Novo Horizonte do Sul haverá o PED estadual e nacional. Os municípios onde não haverá disputa são: Alcinópolis, Japorã, Figueirão, Cassilândia, Eldorado e Jateí.
Pelas normas estabelecidas, nos casos de municípios que não atinjam quorum, será constituída uma Comissão Provisória e os votos para estadual e nacional serão contabilizados normalmente.
Os municípios de Ponta Porã e Miranda não foram autorizados pela Executiva Estadual a realizar o PED2007.
(Com informações do Dourados Agora)