Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025


Política Quarta-feira, 05 de Novembro de 2014, 13:03 - A | A

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2014, 13h:03 - A | A

Figueiró e Reinaldo discutem caminhos para o Estado

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) solicitou ao governador eleito de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que dê prosseguimento no Estado às bandeiras levantadas por ele no Parlamento. O encontro ocorreu no gabinete do senador em Brasília. Também participou da reunião o Diretor-Superintendente da Sudeco, Cleber Ávila.

Uma das propostas levantadas por Figueiró foi o programa de substituição de pontes de madeira por concreto. "Esta proposta, inclusive consta das intenções do novo governador", disse o parlamentar tucano.

No encontro no gabinete do senador, o superintendente da Sudeco firmou propósitos para colocar o programa em execução já em 2015. No fim do ano passado, Figueiró apresentou a ideia ao Ministro da Integração Nacional, que determinou o empenho da Sudeco. Em levantamento prévio realizado pela assessoria do senador junto às prefeituras há mais de 1.500 pontes rurais em Mato Grosso do Sul que precisam ser substituídas por pontes de concreto.

Outras bandeiras

O senador ainda solicitou apoio do governador para projetos de grande monta e repercussão para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, como a recuperação do Rio Taquari, considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil; e a implantação de uma usina separadora de gás no Estado para aproveitar o potencial do gás rico que vem da Bolívia. Inclusive, recentemente a Petrobras pagou uma indenização de cerca de um bilhão de reais à Bolívia pelo "gás rico" desperdiçado, causando polêmica e indignação. Figueiró ainda reforçou a necessidade de Reinaldo Azambuja cobrar o apoio do governo federal para implantação da Rota Bioceânica, que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico, reduzindo em cerca de oito mil quilômetros o trajeto ao mercado asiático. A Rota Bioceânica atravessa os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em Porto Murtinho, uma ponte internacional fará a ligação até o Paraguai e daí para Argentina, Bolívia até o Porto de Iquique, no Chile. "Aliás, o governador eleito é um dos entusiastas da ideia", disse Figueiró.

Estes três assuntos foram intensamente debatidos pelo senador tucano em Brasília, com a realização inclusive de reuniões ministeriais e audiências públicas nas Comissões do Senado.

Figueiró e Azambuja ainda conversaram sobre outros temas de interesse de Mato Grosso do Sul, como o da atenção aos assentamentos rurais, política fundiária, especialmente na questão indígena e programas de saúde no Estado.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS