O sonho do título inédito da Copa Sul-Americana segue adiado para o Atlético-MG. Na noite deste sábado (25), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Galo foi derrotado nos pênaltis pelo Lanús após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.
A equipe argentina venceu por 5 a 4 nas cobranças, conquistou o bicampeonato da competição e assegurou vaga direta para a fase de grupos da Libertadores de 2026, além da classificação para a Recopa Sul-Americana.
A decisão teve ampla cobertura do SBT, na TV aberta, e da ESPN, na TV fechada, que acompanharam um jogo marcado por equilíbrio, tensão e chances claras para ambos os lados, mas a bola não balançou as redes no tempo normal e nem na prorrogação.
Domínio atleticano, drama argentino
Empurrado pela força da Massa presente em bom número no Paraguai, o Atlético foi superior durante os 90 minutos. As principais oportunidades do tempo regulamentar passaram pelos pés de Hulk, Biel e Caio Paulista, mas o goleiro Losada, em noite inspirada, evitou que o placar fosse aberto.
Na prorrogação, o Galo aumentou a pressão. Caio Paulista teve boa chance aos quatro minutos, enquanto Biel desperdiçou duas oportunidades claras — uma delas cara a cara com Losada, que fez uma defesa milagrosa aos sete minutos do segundo tempo extra.
Pênaltis: noite de heróis e vilões
A disputa por pênaltis começou com esperança para o Atlético. Everson defendeu a cobrança de Walter Bou logo na primeira batida. Hulk, porém, teve o chute defendido por Losada na sequência, igualando a disputa.
Scarpa, Igor Gomes e outros batedores mantiveram o equilíbrio, mas Biel — que já havia perdido chances na prorrogação — voltou a parar em Losada. Everson ainda salvou o Galo ao defender outra cobrança, levando a disputa para as alternadas.
Nos chutes finais, Agustín Cardozo, Alexsander e Watson converteram para os argentinos. Pelo Galo, Vitor Hugo teve sua cobrança defendida por Losada, decretando o título do Lanús.
Com a vitória, o clube argentino levantou sua segunda taça da Sul-Americana — a primeira havia sido em 2013. O Lanús também foi vice-campeão em 2020.
Caminho continental e impacto financeiro
Além do troféu, o Lanús assegurou vaga na fase de grupos da Libertadores de 2026 e na decisão da Recopa, quando enfrentará o vencedor da final da Libertadores marcada para o próximo sábado, em Lima, entre Flamengo e Palmeiras.
Mesmo derrotado, o Atlético-MG encerra a campanha com impacto financeiro relevante: mais de R$ 30 milhões arrecadados na Sul-Americana, chegando a cerca de R$ 45 milhões na soma com a Copa do Brasil nesta temporada.
Divulgação Lanús
Lanús, que conquistou o bicampeonato da Copa Sul-Americana e a vaga para Libertadores em 2026
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.



