Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Política Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 11:32 - A | A

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 11h:32 - A | A

Juventude

Eleita no domingo, Camila Jara é a deputada federal mais jovem do Brasil eleita pelo PT

Em 2022, Jara foi a única mulher eleita vereadora em Mato Grosso do Sul

Iury de Oliveira
Capital News

Reprodução/Redes Sociais

Eleita do domingo, Camila Jara é a deputada federal mais jovem do Brasil

Camila Jara

Eleita deputada federal por Mato Grosso do Sul nesta eleição realizada no domingo (2) com 56.552 votos, Camila Jara (PT) é a deputada mais jovem em todo país pelo Partido dos Trabalhadores. A política tem 27 anos e foi a única mulher eleita como vereadora no Estado em 2020.

 

Camila foi uma dos 68 políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) eleitos no primeiro turno deste ano. Camila Jara faz parte da nova geração do partido.

 

Camila é idealizadora do Coletivo Elas Podem, cujo intuito é inspirar mulheres e meninas a serem o que quiserem através do desenvolvimento de suas potencialidades.

 

Entre as pautas que Camila Jara defende e promete levar para a Câmara Federal também estão a redução das desigualdades, a defesa dos direitos das mulheres e das minorias e as causas ambientais.

 

Durante a comemoração da vitória, realizada na secretaria do MST-MS, Camila Jara fez questão de reafirmar seu compromisso com os movimentos sociais. “Nós vamos mostrar que o Congresso Nacional é um espaço de luta. Em MS, vai ter reforma agrária, vai ter demarcação das terras indígenas, vai ter luta social. O povo quer viver, não apenas sobreviver”, afirmou.

 

Com a saída de Camila da Câmara Municipal, seu lugar será ocupado pela suplente do mesmo partido, Luiza Ribeiro que já foi vereadora da Capital, cumprindo mandato entre 2013 e 2017. Ela foi a segunda candidata à Câmara Municipal mais votada pelo PT, em 2020, ficando como suplente de Camila Jara. (Matéria editada às 8h38 do dia 06 de outubro para correção de informações)

 

Errata: Diferente do informado antes, Camila Jara não é a deputada federal mais jovem do país, e sim a mais jovem eleita pelo PT. De acordo com a Câmara dos Deputados, o deputado federal mais jovem da próxima legislatura é Ícaro de Valmir (PL), eleito por Sergipe. Com apenas 21 anos, ele recebeu 75.912 votos, sendo o segundo mais votado do estado.

 

Reeleita para o sétimo mandato com quase 114 mil votos, a deputada Luiza Erundina (Psol-SP) permanecerá sendo a parlamentar mais idosa da Câmara, com 87 anos. Quando assumir o novo mandato, em fevereiro, terá 88 anos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS