Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Política Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016, 15:58 - A | A

Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2016, 15h:58 - A | A

Desfiliação

Durães oficializará saída do PT na manhã desta terça

Assessoria do vereador diz que 10 legendas demonstram interesse por sua filiação

Gilmar Lisboa
Capital News

Deurico Ramos / Capital News

Por 19 votos a 8 Comissão Processante contra Olarte será de maioria qualificada

Durães anunciará, durante sesão na Câmara nesta terça, saída do PT

O vereador Roberto Santos Durães, que acaba de se desfiliar do PT, ainda não decidiu para que sigla deve migrar.

 

 Saiba mais
  PT aceita desfiliação de Durães e ataca suposto “personalismo” de vereador
 
Em um comunicado breve no final da manhã desta segunda-feira (22), a assessoria de Durães comentou que pelo menos 10 siglas estão interessadas na filiação do vereador, que aproveitou a chamada “janela partidária” para se desligar do PT.

A saída do vereador da legenda foi anunciada em nota pelo diretório da sigla da Capital nesta manhã, ocasião em que o partido teceu duras críticas a Durães, chamando-o, entre outras coisas, de “personalista” e “sem compromisso partidário”.

Durães, por sua vez, evitou em comentar pessoalmente a posição do PT, restringindo-se a dizer que só falará sobre a sua decisão depois de notificar a Câmara da Capital sobre a saída da sigla, o que deve acontecer durante a sessão desta terça-feira (23).

Deurico/Arquivo Capital News

Roberto Santos Durães

Roberto Santos Durães

Mandato recente
Durães assumiu em dezembro de 2015 a vaga da vereadora Thais Helena (PT) na Câmara da Capital, por conta do afastamento da vereadora por supostas irregularidades no cumprimento do mandato. Ela foi cassada depois de acusada de compra de votos nas eleições de 2012 – atualmente a vereadora recorre ao TSE sobre a cassação.

Na nota que remeteu à imprensa acerca da saída de Durães, o PT diz “lamentar a perda de uma cadeira no parlamento municipal, conquistada com os votos do partido”

Em um outro trecho da nota, o PT cita que “já tendo disputado várias eleições, em partidos diferentes, Roberto Durães sabe que não conseguiria ser eleito e assumir o mandato com apenas 1.890 votos que obteve nas eleições em 2012”.

O partido também critica o fato de que, uma vez tendo assumido em lugar de Thais Helena na Câmara, Durães nunca demonstrou interesse em participar das atividades e reuniões da sigla.

Na nota, o vereador também é acusado de adotar posições e atitudes contrárias aos interesses do PT. “Ele demonstrou não ter compromisso com os nossos ideais e princípios”, cita outro trecho da nota.

Legenda enfraquecida
Com a desfiliação de Durães da legenda, a Câmara da Capital passa a contar com apenas dois representantes do PT: Alex do PT e Ayrton Araújo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS