Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 17 de Novembro de 2009, 12:37 - A | A

Terça-feira, 17 de Novembro de 2009, 12h:37 - A | A

Dilma e Lobão recebem convite para debater causas do apagão

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (17) mais um requerimento convidando os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil) para debater na Casa o apagão que atingiu 18 estados na terça-feira da semana passada (10). A audiência, que será realizada junto com a comissão de Infraestrutura, não tem data para acontecer e eles não são obrigados a comparecer.

O requerimento aprovado foi de autoria dos senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Eduardo Suplicy (PT-SP). Ele propôs que a comissão realizasse conjuntamente as audiências com a comissão de Infraestrutura. Além de Lobão e Dilma, foram chamadas outras 18 pessoas ligadas ao setor elétrico, entre autoridades como o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, e professores de universidades, como Luiz Pinguelli Rosa (UFRJ).

Dentro da estratégia da base, o debate começará sem os ministros. De acordo com o cronograma, no dia 26 de novembro seria realizada uma audiência com Hubner e professores especialistas na área. Somente depois dessa sessão seria debatida uma data para Dilma e Lobão.

A oposição protestou contra a estratégia. Para PSDB e DEM o debate deveria começar com os ministros. “Temos que começar ouvindo os dois ministros que são os responsáveis pela questão. O técnico pode opinar, mas a posição do governo é a dos ministros Dilma e Lobão. Não ouvir de imediato é jogar a poeira para debaixo do tapete”, disse ACM Júnior (DEM-BA).

Delcídio defendeu a estratégia da base. “Não podemos perguntar para o ministro porque desligou? São os técnicos que vão dizer o que aconteceu. Aqui ninguém quer esconder nada.” (G1)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS