Sexta-feira, 09 de Maio de 2008, 11h:16 -
A
|
A
CPI vai investigar envolvimento de secretário em vazamento de dossiê
Agência Brasil (JG)
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos vai tentar investigar a informação de que o secretário de Controle Interno da Casa Civil, José Aparecido Pires, teria encaminhado ao assessor do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), André Fernandes, informações dos gastos presidenciais na gestão de Fernando Henrique Cardoso. A CPI deve tentar votar nesta semana requerimento de convocação de José Aparecido.
Para o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o caso precisa ser investigado. "Ontem me referi aos trabalhos da CPI e disse que se não houvesse um fato novo, a CPI estaria marchando para o seu final, mas agora que surgiu esse fato, ele merece ser apurado com todo o rigor", disse. "A CPI está aí para apurar as coisas, se ela não apurar,a PF tem de apurar, o governo tem de mandar apurar", completou
Garibaldi ainda defendeu a convocação dos dois funcionários. "Eles devem ter alguma coisa a dizer, além do que já disseram".
Para o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), não basta saber quem vazou as informações, é preciso apurar o responsável pelo levantamento. "Saber quem mandou é o primeiro passo. O segundo é: a serviço de quem, por que foi feito. Essa questão é muito grave. O PT está no banco dos réus", disse, fazendo referência ao fato de Aparecido ter sido nomeado para a Casa Civil na gestão de José Dirceu.
"Dirceu está fora desde 2005. As investigações estão mostrando que [o relatório] saiu do computador do técnico [Aparecido] para o computador do Senado [de André Fernandes]. Temos que esclarecer isso. Dirceu não tem nada com os fatos desse processo", defendeu o senador João Pedro (PT-AM).