Os Construtores Civis se manifestaram contra a Portaria 160 que restringe diversas práticas da construção de casas populares. A sessão aconteceu na manhã desta terça-feira (25), na Câmara Municipal.
De acordo com o representante dos construtores civis, Adão Jorge Morais Castilho, a reivindicação é que seja imediata a ajuda dos políticos da esfera Federal do Estado para que em 2017 a classe continue trabalhando e construindo casas populares mesmo antes de ter asfalto nos bairros. O asfalto é uma das novas exigências presentes na Portaria. “O município deixará de arrecadar com o pequeno construtor. Já estamos em contato com os deputados: Mandeta (DEM) e Thereza Cristina (PSB), e agradecemos a acolhida da Câmara dos vereadores nesta nossa luta para que seja revista a Portaria 160”, declarou Castilho.
O vereador Mário César (PMDB) lembrou sobre o Plano Diretor e destacou o vazio demográfico e a especulação imobiliária e ressaltou que hoje um terreno vale um preço e depois do crescimento tem outro. O governo municipal só vai passar asfalto em locais que haja transporte coletivo ou construções, por isto é necessário que Deputados Federais intervenham neste caso indo de encontro com o crescimento e que revejam a portaria.
Vanderley Cabeludo (PMDB) falou que o Governo Federal não tem se mostrado preocupado e que a construção Civil precisa de mais atenção. Ele fez um pedido ao presidente da casa para que este assunto seja levado aos partidos e que todos reunidos façam um pedido oficial as bancadas de casa partido representado na esfera Federal. “Devemos sair juntos e levar um pedido através de uma carta para que não deixem mais desempregados que será o que acontecerá na construção Civil se não revisarem este plano. Eu sempre estarei do lado desta categoria que protesta nesta manhã aqui em nossa Casa de leis da Capital”, finalizou.
Já o parlamentar Otavio Trad (PTB) destacou o momento de transparência na política e falou que a portaria foi uma imposição e não houve uma discussão. “Faltou o chamamento dos interessados no setor.Venho requerer a comissão de obras para que já marque uma Audiência Pública convidando o superintendente da caixa Federal e outros ligados a construção Civil declarando o meu apoio a esta batalha”, sugeriu Trad.
Vereador Eduardo Romero falou sobre o mundo ideal que seria construir dentro das mínimas condições e que em todo o país há poucos locais que estejam dentro das solicitações. Elogiou a mobilização política iniciada para que cheguem a bancada Federal e que após judicializem o processo.
Foi sugerido que a Audiência Pública seja feita na sexta-feira (4), junto dos interessados do Setor, representante da Caixa Econômica e Deputados Federais do Estado.