O presidente Jair Bolsonaro na última quinta (4), afirmou não achar nada demais as pessoas voltarem a irem às praias do país e defendeu a liberação de acesso que está proibido na maioria das capitais litorâneas do Brasil, e que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai emitir um parecer favorável sobre o assunto.
"O governo federal vai opinar favoravelmente para aquela pessoa ir à praia, agora o juiz de cada cidade, que vai recepcionar esses mandados de segurança, é que vai decidir se o João pode ir para a praia ou não. Eu não vejo nada demais ir para a praia, praia é saúde", afirmou o presidente.
A agência Brasil destacou que o fechamento das praias faz parte das estratégias dos governos estaduais e prefeituras para evitar aglomerações.
O isolamento social é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por especialistas como a principal forma de evitar disseminação em massa do novo coronavírus.No Rio de Janeiro o uso do mar já foi liberado, mas ficar nas areias ainda não havia sido permitido, por causa do risco de transmissão do vírus.


![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)