Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 18 de Julho de 2016, 15:32 - A | A

Segunda-feira, 18 de Julho de 2016, 15h:32 - A | A

Pode ou não?

Bernal veta Lei, mas garante alternativa de segurança em cruzamentos na madrugada

Vereadores haviam aprovado Projeto de Lei permitindo que motoristas ultrapassassem semáforos vermelhos das 23h às 5h

Liniker Ribeiro
Capital News

A prefeitura de Campo Grande anunciou na manhã desta segunda-feira (18) que o executivo vetará o Projeto de Lei nº 7.725/14 que proíbe aplicação de multas de trânsito caso motoristas desrespeitem semáforos fechados durante a madrugada, visando garantir mais segurança para a população.

A decisão, segundo a assessoria de comunicação do executivo municipal, é com base no argumento de que a medida é inconstitucional, pois as regras de trânsito no Brasil só podem ser criadas ou alteradas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que é um órgão federal.

Deurico/Capital News

Semáforo em Campo Grande

Semáforos ficarão piscando na cor laranja como forma de pedir atenção para o cruzamento perigoso aos motoristas

Apesar disso, uma medida alternativa deve ser colocada em prática pelos próximos dias. Em reunião, o prefeito da capital, Alcides Bernal (PP), firmou compromisso com um dos autores do projeto, o vereador Cazuza, o presidente da Agetran, Elidio Pinheiro e o secretário de obras, Amilton Candido, para que os semáforos em cruzamentos considerados mais perigosos, passem a cortar com o sinal de alerta na madrugada, piscando sempre na cor amarela.

Acredita-se que a medida também contribuíra para aumentar a segurança de motoristas e passageiros durante em horários de menos fluxo, sendo que motoristas e motociclistas poderão atravessar os cruzamentos sem receber multas e sem correr o risco de sofrer acidentes de trânsito, já que com o alerta, terão que ter mais atenção.

Projeto de Lei
De autoria dos vereadores Paulo Siufi, Dr. Cury, Flávio César e Cazuza, o Projeto de Lei que derrubava a proibição de aplicação de multas de trânsito nesses casos, permitia que motoristas ultrapassassem cruzamentos com semáforos vermelhos das 23h às 5h, livres de multa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS