Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 31 de Março de 2016, 10:27 - A | A

Quinta-feira, 31 de Março de 2016, 10h:27 - A | A

Eleições 2016

A seis meses de eleições, 20 partidos articulam candidaturas à prefeitura de Campo Grande

Atual prefeito Alcides Bernal pode enfrentar nomes importantes como da vice-governadora Rose Modesto

Adriel Mattos
Capital News

Deurico e José Roberto/Arquivo Capital News

prefeitáveis

Nomes importantes vão tentar conquistar o gabinete hoje ocupado por Alcides Bernal

Faltando seis meses para eleições municipais de 2016, 20 partidos articulam para lançar candidatos à prefeitura de Campo Grande. Os nomes que vão disputar a cadeira de prefeito devem ser definidos em julho.

O eleitor campo-grandense, que optou por tirar o PMDB do Paço Municipal após 16 anos, e trazer um novo nome, deve apostar no mesmo mote, mas dessa vez em alguém mais experiente, como já apontaram estudos, pesquisas, políticos e especialistas. É possível que surja entre os candidatos ex-prefeitos e inclusive ocupantes de cargos no Parque dos Poderes e em Brasília (DF).

Deurico/Arquivo Capital News

Alcides Bernal

Alcides Bernal deve tentar permanecer no Paço Municipal

O atual prefeito, Alcides Bernal (PP), já confirmou antes, mas agora passou a negar ser candidato à reeleição. Com seu vice, Gilmar Olarte, afastado do cargo, um novo companheiro de chapa ainda deve ser definido.

Na briga para voltar ao Paço Municipal, o PMDB ainda vai decidir por meio de pesquisas quem será o candidato. Por enquanto, colocaram seus nomes à disposição o deputado federal Carlos Marun e o vereador Paulo Siufi.

O ex-prefeito e ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, vem descartando que tentará voltar à prefeitura, apesar do desejo de grande parte do partido. Ele já mencionou que podem disputar a indicação do partido o deputado estadual Márcio Fernandes, o senador Waldemir Moka e a vereadora Carla Stephanini.

Deurico/Arquivo Capital News

Rose Modesto

Vice-governadora Rose Modesto

Partido do atual governador Reinaldo Azambuja, o PSDB deve indicar a vice-governadora e ex-vereadora Rose Modesto para a disputa. Do outro lado, os nomes dos secretários estaduais de Governo, Eduardo Riedel, e de Administração, Carlos Alberto de Assis, são outras opções da legenda.

Já a deputada estadual Mara Caseiro e o presidente da Câmara Municipal, João Rocha, deixaram seus nomes à disposição para o pleito.

O PT já tem como pré-candidato o vereador Marcos Alex. Os nomes dos deputados estaduais Pedro Kemp e Amarildo Cruz chegaram a figurar como possíveis candidatos. Já o deputado federal e ex-governador Zeca do PT chegou a anunciar pré-candidatura, mas desistiu dos planos.

O PDT tem como postulantes ao cargo de prefeito o deputado federal Dagoberto Nogueira – que foi vice na chapa de Edson Giroto (então no PMDB) na eleição de 2012 – e do parlamentar estadual Felipe Orro. Já a ex-vereadora Tereza Name colocou seu nome à disposição para encabeçar a chapa do partido ou ser vice. Outro nome que pode ser opção na legenda é do empresário Mafuci Kadri.

Deurico/Arquivo Capital News

Nelsinho Trad

Ex-prefeito Nelsinho Trad

O ex-prefeito Nelson Trad Filho pode tentar retornar ao Paço Municipal pelo PTB. Do outro lado, no PSD, seu irmão Marquinhos Trad já adiantou que é pré-candidato, que tem como adversária a candidata derrotada à vereadora em 2012 e jornalista Liziane Berrocal.

No DEM, o nome do deputado federal e ex-secretário municipal de Saúde Pública Luiz Henrique Mandetta é atual opção da legenda para a prefeitura. Do lado do PR, o atual presidente da Federação das Indústrias do estado (Fiems), Sérgio Longen, é pré-candidato. Apesar de descartar ser candidata em 2016, a deputada estadual Grazielle Machado é outra opção da legenda.

José Roberto Almeida/arquivo Capital News

Reunião PSB Tereza Cristina

Deputada federal Tereza Cristina

Pelo PSB, a deputada federal Tereza Cristina pode ser a candidata, após o presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado (Cassems) e candidato derrotado do PT ao Senado em 2014, Ricardo Ayache, desistir da disputa. O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, avisou que está à disposição do partido para completar a chapa.

O PSC tem o nome do ex-comandante da Polícia Militar, Carlos Alberto David dos Santos, como alternativa na disputa eleitoral. Pelo PV, o ex-vereador Marcelo Bluma pode tentar, assim como em 2012, disputar a cadeira de prefeito.

O ex-vereador Renato Gomes é o pré-candidato na disputa pelo gabinete do prefeito pelo PRP. No PTN, o ex-diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e ex-diretor-adjunto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Aroldo Figueiró, já é pré-candidato à prefeitura.

 

José Roberto/Arquivo Capital News

Pedro Pedrossian Filho

Pedro Pedrossian Filho

O PSL já tem como pré-candidato o empresário Hélio Carrilho. O recém-criado PMB tem como pré-candidato o ex-deputado federal, Pedro Pedrossian Filho, filho do ex-governador Pedro Pedrossian. Apesar de não ter indicado nomes, o Solidariedade tem o deputado federal Elizeu Dionizio à disposição do partido.

O PMN, o PRTB e a Rede Sustentabilidade anunciaram que terão candidatos ao Paço Municipal, mas ainda não indicaram nomes. Tradicionais legendas na disputa municipal, o PSOL e o PSTU também não apresentou nenhum nome.

Deurico/Arquivo Capital News

Cadeira de prefeito, gabinete

Cadeira do prefeito terá número recorde de candidatos em 2016

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS