A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) reuniu-se nesta quarta-feira (11) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o presidente do INCRA, César Aldrighi, para tratar da regularização fundiária em Mato Grosso do Sul. O encontro teve como objetivo alinhar esforços entre os governos federal, estadual e a bancada sul-mato-grossense para agilizar a entrega de títulos de propriedade a cerca de 16 mil propriedades ainda pendentes no estado.
Regularização fundiária como prioridade
A regularização fundiária é uma das bandeiras da senadora, que destacou sua importância para o desenvolvimento do estado. “Um dos meus maiores sonhos é ver Mato Grosso do Sul com 100% das propriedades regularizadas. O título de propriedade é fundamental para que os produtores, especialmente os da agricultura familiar, possam ter acesso a crédito e outros benefícios. Queremos que os pequenos produtores prosperem e contribuam ainda mais para o crescimento do nosso estado”, afirmou Soraya.
O ministro Paulo Teixeira demonstrou otimismo com a parceria: “Percebo uma sinergia nos propósitos entre a bancada de Mato Grosso do Sul, o Ministério, o Incra e o governador Eduardo Riedel. Estamos alinhados para avançar nessa questão tão importante”.
Mato Grosso do Sul é o segundo estado com maior cobertura do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), ferramenta eletrônica que auxilia na governança fundiária. O sistema é apontado como um aliado estratégico para alcançar a meta de regularização total no estado.
Balanço do Prospera MS
Durante a reunião, Soraya também apresentou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar os resultados do Prospera MS, projeto idealizado por ela para fomentar o desenvolvimento econômico e cultural em todas as regiões do estado.
O programa, que já realizou quatro edições, inclui capacitações, feiras para comercialização de produtos locais, shows, concursos, sessões de cinema e outras atividades culturais. “O Prospera MS tem transformado a vida de pequenos produtores e das comunidades. Em cinco dias de evento, promovemos capacitação e geração de renda, além de criar oportunidades para trocas de experiências e valorização cultural”, destacou a senadora.
Desde sua primeira edição, em novembro de 2023, em Naviraí, o projeto já passou por Aquidauana, Jardim e Coxim. A expectativa é expandir para outros municípios em 2025, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar e a economia regional.
Parceria para o futuro
A reunião consolidou o compromisso da senadora e do governo federal com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Além de avançar na regularização fundiária, as ações integradas prometem ampliar o impacto positivo em setores como agricultura familiar, geração de emprego e acesso ao crédito para pequenos produtores.