O vereador Dr. Lívio, presidente da Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara de Campo Grande, anunciou nesta sexta-feira (27) que o relatório final da CPI do Transporte Coletivo deve ser entregue no dia 15 de agosto. A Comissão Parlamentar de Inquérito apura falhas no serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus. O prazo inicial encerraria no fim de julho, mas foi estendido devido ao recesso da Casa de Leis.
Segundo Dr. Lívio, apesar da previsão de conclusão, a complexidade da investigação pode exigir uma nova prorrogação. “A análise é complexa, então talvez haja a necessidade de um prazo maior, mas acredito que até o dia 15 de agosto deveremos apresentar esse relatório”, explicou o vereador.
Durante a apuração, iniciada em março, a CPI identificou que o consórcio precisará investir entre R$ 120 milhões e R$ 160 milhões para renovar a frota fora dos padrões do contrato atual. “A prefeitura também tem que fazer a sua parte. Esse serviço é um direito do usuário, que precisa de um transporte de qualidade com dignidade”, afirmou Lívio.
Nesta semana, a comissão promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal para ouvir os usuários do transporte coletivo. A população denunciou superlotação, falta de higiene, ausência de linhas em alguns bairros e problemas de acessibilidade, como elevadores quebrados e estrutura deficiente nos veículos.
O relatório final deve apontar soluções para reestruturar o sistema de transporte da Capital, com foco em um serviço mais eficiente e digno à população. A CPI também investiga a atuação dos órgãos de fiscalização, como a Agetran e a própria prefeitura.