Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) questionou o ministro do Esporte, André Fufuca, sobre a Portaria Interministerial MESP/MJSP nº 30. Segundo ele, o texto pode restringir a prática do tiro desportivo no Brasil ao exigir vínculo com federações internacionais específicas.
Pollon argumentou que a portaria poderia impedir a participação de muitos atletas. “O texto dá impressão que impossibilitaria as pessoas que praticam o esporte, uma vez que vincula as atividades a um determinado tipo de federação, mas que essas federações e confederações tenham vínculo com específicas federações internacionais e, para ser mais específico, só duas”, destacou.
O parlamentar sugeriu que o Ministério dos Esportes alterasse a redação da norma para garantir a inclusão de todos os praticantes. “Seria interessante reconstruir esse texto para que todos que praticam esse esporte sejam contemplados, uma vez que foi esse esporte que concedeu ao Brasil a primeira medalha olímpica e a primeira medalha de ouro”, afirmou.
Em resposta, o ministro André Fufuca agradeceu o resgate histórico feito por Pollon e se mostrou aberto ao diálogo. Ele afirmou que está disposto a revisar a portaria junto com o parlamento. A audiência teve como objetivo discutir as políticas públicas em andamento no esporte nacional.