Campo Grande 00:00:00 Sábado, 24 de Maio de 2025


Legislativo Sábado, 24 de Maio de 2025, 09:56 - A | A

Sábado, 24 de Maio de 2025, 09h:56 - A | A

Campo Grande discute criação de Centro-Dia para idosos

Primeira unidade deve ser instalada na região central da cidade

Viviane Freitas
Capital News

A criação de Centros-Dias para acolher idosos com algum grau de dependência foi debatida em Audiência Pública na Câmara Municipal de Campo Grande, na manhã de sexta-feira (23). A proposta é oferecer um espaço para atividades e cuidados durante o dia, permitindo que os idosos retornem às suas casas à noite. A primeira unidade deverá ser instalada no Centro da cidade e já está prevista no Orçamento de 2026.

O debate foi proposto pelo vereador Ronilço Guerreiro, que destacou a necessidade de aplicar a lei que garante esse tipo de serviço. “Quem tem recursos paga por cuidados. E quem não tem?”, questionou. A superintendente da Secretaria de Assistência Social, Marcilene Rodrigues, informou que o serviço constará na LOA e no PPA, e que um espaço está sendo buscado para abrigar o Centro-Dia.

O custo mensal estimado do projeto é de R$ 120 mil, com capacidade para atender até 100 idosos. Há ainda a possibilidade de organizações da sociedade civil gerenciarem unidades por meio de chamamento público. A proposta conta com respaldo jurídico no Plano Nacional e no Estatuto da Pessoa Idosa, conforme destacou o representante da OAB/MS, Nelson Passos Alfonso.

Durante a audiência, também foi apontada a falta de vagas para acolhimento permanente em instituições como o Asilo São João Bosco. Parlamentares ressaltaram a importância de ampliar políticas públicas para a terceira idade. “O idoso precisa de respeito, afeto, carinho”, afirmou o vereador Leinha

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS