Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025


Legislativo Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 09:02 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 09h:02 - A | A

Plano Nacional de Educação

Novo PNE é debatido em Mato Grosso do Sul com foco na valorização docente

Audiência pública reúne propostas para educação até 2034

Viviane Freitas
Capital News

Durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de MS, parlamentares, educadores e representantes de entidades debateram o novo Plano Nacional de Educação (PNE), válido até 2034. “Precisamos garantir formação, condições de trabalho e concursos para que os professores tenham estabilidade e qualidade de vida”, destacou o deputado Pedro Kemp.

A deputada federal Tabata Amaral, que preside o grupo de trabalho do novo PNE na Câmara, enfatizou a importância de envolver os estados e municípios no processo. “Não adianta termos um plano nacional se os municípios não têm seus próprios planos. Educação se constrói com participação”, afirmou.

Entre os principais pontos debatidos estavam: valorização dos profissionais da educação, ampliação de recursos para a educação infantil, inclusão e acessibilidade, distribuição de livros didáticos, educação indígena, quilombola e do campo, além da necessidade de garantir a participação ativa de estudantes e educadores nas discussões.

A deputada estadual Gleice Jane criticou o avanço da terceirização na educação em MS. “Temos uma educação profissional totalmente terceirizada. Isso é sinônimo de precarização. É preciso garantir concurso público e estrutura digna para nossos educadores”, afirmou.

O Projeto de Lei 2.614/2024, que trata do novo PNE, está previsto para ser votado até o fim deste ano. Ele traz 18 objetivos e 58 metas para a educação brasileira, incluindo a universalização da pré-escola, ampliação da educação em tempo integral, alfabetização até o 2º ano do fundamental e incentivo à educação digital com uso crítico e ético da tecnologia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS