Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 12 de Agosto de 2025


Legislativo Sábado, 09 de Agosto de 2025, 09:49 - A | A

Sábado, 09 de Agosto de 2025, 09h:49 - A | A

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Assembleia analisa mudanças em cartórios de três comarcas

Projetos do Judiciário tratam de reorganização extrajudicial

Viviane Freitas
Capital News

Três projetos de lei enviados pelo Poder Judiciário tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e visam reorganizar os serviços notariais e de registros em três comarcas do Estado. As propostas seguem agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O Projeto de Lei 197/2025 trata da comarca de Glória de Dourados, propondo a desacumulação e acumulação de serventias. O mesmo princípio se aplica ao Projeto de Lei 198/2025, referente à comarca de Cassilândia. Já o Projeto de Lei 199/2025 propõe alterações semelhantes na comarca de Rio Verde de Mato Grosso.

Em todos os casos, a transmissão dos acervos das serventias será feita conforme o Provimento nº 108/2014 da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ). O objetivo, segundo o Judiciário, é tornar os serviços mais eficientes e organizados nas respectivas localidades.

“Aprovado pelo Órgão Especial deste Tribunal, em cumprimento ao Regimento Interno do Tribunal de Justiça, segue também comparativo da situação anterior e da situação reorganizada dos serviços extrajudiciais dos referidos municípios”, informa a justificativa anexada aos projetos.

As mudanças, se aprovadas, vão impactar o funcionamento de cartórios nas três cidades, podendo alterar a estrutura atual dos serviços prestados à população. A expectativa é que a análise na CCJR seja concluída nas próximas semanas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS