A semana na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) será marcada por uma série de eventos voltados ao fortalecimento de políticas públicas e ao reconhecimento de profissionais. As atividades acontecem entre os dias 5 e 8 de agosto, com reuniões parlamentares, audiências públicas e sessão solene no Plenário Júlio Maia e no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.
Na terça-feira (5), às 14h, a Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias se reúne no Plenarinho. Coordenado pelo deputado Renato Câmara (MDB), o grupo busca reforçar o diálogo entre o Parlamento e os profissionais que atuam na promoção da saúde e no enfrentamento às endemias em MS.
A quarta-feira (6) começa com a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a partir das 8h, também no Plenarinho. O grupo analisa a legalidade e a constitucionalidade das matérias legislativas. A CCJR é presidida pelo deputado Caravina (PSDB) e conta com os deputados Junior Mochi (MDB), Paulo Duarte (PSB), Pedrossian Neto (PSD) e Neno Razuk (PL).
Na quinta-feira (7), duas importantes discussões marcam a tarde. Às 13h, no Plenário Júlio Maia, será realizada a audiência da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE), com foco no Projeto de Lei 2614/2024 e nos novos rumos da educação brasileira. O evento foi proposto pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), com participação do deputado federal Dagoberto Nogueira (PSDB) e da deputada federal Tabata Amaral (PSB).
Simultaneamente, às 13h30, a Frente Parlamentar do Leite se reúne na Casa de Leis sob a coordenação do deputado Renato Câmara. Em pauta, o Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite (MS/Proleite), voltado ao fortalecimento da cadeia produtiva no estado.
Encerrando a programação, às 19h, será realizada a Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício do Estado de MS “Jorge Antônio Siufi”. A honraria, proposta pelo deputado Lidio Lopes (sem partido), reconhece a atuação de profissionais do Direito com destaque no cenário jurídico sul-mato-grossense.
Além das reuniões e audiências, as sessões plenárias ordinárias continuam normalmente às terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 9h, no Plenário Júlio Maia. Nessas sessões são debatidos temas de interesse da sociedade e votados projetos que contribuem com o desenvolvimento legislativo do Estado.