Os vereadores que integram a CPI do Transporte Coletivo da Câmara Municipal de Campo Grande definiram na última segunda-feira (23) os próximos passos da investigação sobre supostas irregularidades no serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus. Segundo o presidente da comissão, Dr. Lívio (União Brasil), estão previstas “audiências públicas, requerimentos, oitivas e fiscalizações surpresa”.
A primeira audiência ocorrerá na quarta-feira (25), das 13h às 17h, com espaço aberto ao público e transmissão na Praça Ary Coelho. “A população poderá expor suas reclamações diretamente aos vereadores”, afirmou Epaminondas Neto, o Papy (PSDB). Além disso, os parlamentares querem acesso a documentos como balanços patrimoniais, relação de auditores concursados da Agereg e Agetran e outros dados financeiros.
Os vereadores também decidiram por fiscalizações sem aviso prévio em empresas, agências e terminais. “Vamos pessoalmente fazer visitas surpresa nos locais ligados ao transporte coletivo”, garantiu Dr. Lívio. A próxima oitiva está agendada para o dia 2 de julho, quando será ouvido o engenheiro Jurandir Fernandes, que trará diagnósticos técnicos e propostas de melhoria para o sistema.
Apesar do avanço das investigações, os parlamentares admitem que as melhorias no transporte ainda devem demorar a chegar. “Sabemos que a população quer mudanças já, mas o processo exige tempo e responsabilidade”, explicou Junior Coringa (MDB), que defende concursos e sabatinas para os cargos nas agências como forma de garantir fiscalização independente e cumprimento do contrato.