A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus terá novas oitivas previstas para julho, com o cronograma sendo definido em reunião na próxima segunda-feira (23). O presidente da CPI, Dr. Lívio (União), adiantou que um especialista em mobilidade urbana de Campinas está confirmado para depor no dia 2 de julho. “Esse especialista está programado para ser ouvido no dia 2, mas ainda teremos reuniões para que a relatora possa aprofundar a análise dos dados”, explicou.
Outro nome que pode ser convocado para prestar esclarecimentos é o sócio-proprietário do Consórcio Guaicurus, Paulo Constantino. Ele não compareceu à última oitiva, realizada na quarta-feira (18), alegando atestado médico oftalmológico. O advogado do consórcio, Felipe Barbosa da Silva, solicitou que Constantino seja dispensado de nova convocação, argumentando que ele reside em outra cidade e que o gestor dos acionistas, Themis de Oliveira, é quem realmente responde pelas informações. A decisão sobre uma nova convocação será avaliada na reunião da comissão.
No mês de junho, a CPI ouviu ex-funcionários e diretores do Consórcio Guaicurus, que confirmaram que Campo Grande conta com quase 97 ônibus fora da validade contratual, e que cerca de 200 veículos da frota de 416 precisam ser substituídos para cumprir a média de idade de cinco anos prevista no contrato.
Usuários do transporte coletivo também terão espaço para opinar em audiência pública marcada para quarta-feira (25). A partir das 13h, os interessados poderão participar presencialmente na Câmara de Vereadores ou na Praça Ary Coelho, onde haverá link direto com a sessão na Casa de Leis. A inscrição poderá ser feita momentos antes do início da audiência, e é esperada a participação de usuários, trabalhadores, sindicatos, estudantes, idosos, pessoas com deficiência (PCDs) e outros grupos para contribuir com relatos sobre o serviço de transporte público.
O recesso parlamentar na Câmara de Vereadores de Campo Grande começa em 16 de julho e deve afetar o calendário da CPI, que tinha previsão de entregar o relatório final no dia 20. Com a pausa, os prazos ficam suspensos, e a entrega pode ocorrer somente em 15 de agosto. Durante o recesso, entre 16 e 31 de julho, a Câmara funcionará para trabalhos administrativos e nos gabinetes, retomando as sessões ordinárias no dia 5 de agosto.