Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Julho de 2024


Judiciário Segunda-feira, 03 de Junho de 2024, 18:32 - A | A

Segunda-feira, 03 de Junho de 2024, 18h:32 - A | A

Programação

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul inicia a Semana Nacional dos Juizados Especiais

Programação inclui a realização de dois webinários

Juliana Rezende
Capital News

Assessoria/TJMS

Tribunal de Justiça

Programação da Semana Nacional dos Juizados Especiais é organizada pelo TJ/MS

Começa nesta segunda-feira, dia 3, a Semana Nacional dos Juizados Especiais. O encontro tem o objetivo de valorizar, dar visibilidade e aprimorar os juizados especiais, afirma o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), organizador do evento. Durante a programação serão realizadas ações para divulgação interna dos juizados especiais por meio das plataformas de Comunicação do TJ/MS, como as redes sociais. No espaço serão publicados cards, banners e disponibilização de painéis em todos os fóruns das comarcas abordando os serviços ofertados pelos juizados.

A Escola Judicial preparou, ainda, dois webinários para serem realizados durante a semana. A transmissão será pela plataforma Teams, com início às 19 horas. Hoje, às 19 horas, o primeiro webinário vai abordar o tema “Juizados Especiais e seus princípios no fluxo processual : do atendimento ao sistema recursal”. O outro ocorrerá na sexta, dia 7, e será sobre mediação, tendo como tema “Conciliação e Mediação – medidas para a solução de conflitos. Quem quiser pode participar clicando aqui.

 Os Juizados Especiais Cíveis da Justiça Estadual (JEC) foram criados pela Lei n. 9.099/1995 para solucionar, de forma gratuita, as causas consideradas simples e cujo valor não exceda a 40 salários-mínimos, sempre pautadas pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade.

Entre as ações que podem ser julgadas nesse âmbito estão as referentes ao arrendamento rural e de parceria agrícola, cobrança de condomínio, ressarcimento por danos em prédio urbano ou rústico, ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre, ações de despejo, entre outros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS