O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) abriu inquérito civil para investigar um incêndio que atingiu 798,56 hectares de vegetação nativa em Aquidauana. A área afetada abrange a Fazenda Carajá – Parte 7 e o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.
A investigação está sob responsabilidade da 1ª Promotoria de Justiça de Aquidauana e foi oficializada no Diário Oficial do MPMS desta quarta-feira (16). O procedimento tem como referência um informativo preliminar elaborado pelo Programa Pantanal em Alerta.
A área atingida pelo fogo corresponde a aproximadamente 8 quilômetros quadrados. O documento divulgado pelo Ministério Público, no entanto, não informa quanto da vegetação queimada pertence à fazenda e quanto está dentro dos limites do parque estadual.
Também não foram detalhadas, até o momento, a data exata nem a causa do incêndio. O inquérito tramita sob o número 06.2026.00000319-5, com os autos disponíveis para consulta na Promotoria de Justiça de Aquidauana e no sistema eletrônico do MPMS.
O Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro já enfrentou incêndios de grandes proporções nos últimos anos. Em setembro de 2023, por exemplo, um levantamento apontou que cerca de 571 hectares haviam sido queimados em apenas quatro dias. Na ocasião, bombeiros enfrentaram dificuldades causadas pelo acesso à região, calor intenso, ventos e seca, além de atuarem no resgate de animais atingidos pelo fogo.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

